Como os navios são colocados na água?
Paulo Amaral
Como os navios são colocados na água?

Você já parou para pensar como os enormes navios que vemos por aí são colocados na água? Se não parou, não tem problema nenhum. Afinal, a maioria das pessoas está acostumada a ver as portentosas embarcações em plena atividade, navegando em mar aberto. Mas como é que elas chegam lá?

Como são veículos de grande porte, já podemos descartar, de cara, que eles tenham sido construídos sobre a água, certo? Então, sem fazer mistério, vamos explicar como os navios são colocados, ou melhor, lançados na água.

Técnica da flutuação

Há duas técnicas diferentes que fazem com que os gigantescos navios sejam colocados na água. A primeira delas é conhecida como flutuação e, nos dias atuais, não é mais tão utilizada, já que é menos prática.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Nesses casos, o navio é construído em uma doca seca. Essa doca nada mais é do que um “buraco” portuário que fica abaixo do nível do mar. Quando o navio está pronto, a comporta da doca é aberta e a água do mar entra no local. Com isso, o navio está pronto para transitar.

Técnica do lançamento

O termo “lançar um navio na água” vem justamente da segunda técnica utilizada para colocar a embarcação em seu devido lugar, ou seja, no mar: a técnica do lançamento.

Essa é a maneira mais comum em portos e estaleiros em todo o mundo, por ser mais prática e não demandar da construção de uma doca seca abaixo do nível do mar, que encarece os custos.

A técnica do lançamento, como o próprio nome diz, consiste da colocação do navio em uma espécie de rampa de lançamento inclinada. A embarcação fica presa por cabos de aço e, depois, desliza em direção à água, ainda com o uso dos cabos para garantir equilíbrio e que ele não afunde.

A técnica do lançamento pode ser feita também de outras formas:

  • Airbags: A técnica de lançamento por airbags consiste da colocação de bolsões de ar abaixo da embarcação. Ao serem inflados, basta uma tração externa, por meio de um trator ou rebocador, dar o impulso necessário para colocar o navio na água;
  • Carreira: É a técnica do lançamento mais antiga que existe, e consiste em uma estrutura de trilhos previamente alocada para que o navio seja construído acima dela. Após concluído, o navio, que está preso por cabos de aço, é solto e, então, desliza para a água.

E aí: você já sabia como os navios são colocados na água ou ganhei o bombom e o café? Comenta com a gente nas redes sociais.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!