Destaque da NASA: galáxia vista de lado é foto astronômica do dia
Destaque da NASA: galáxia vista de lado é foto astronômica do dia

A foto destacada pela NASA nesta quarta-feira (6) mostra a galáxia NGC 5866. Ela pode até parecer uma galáxia comum , mas devido à nossa perspectiva, se torna especial: para nós, a galáxia não aparece de frente, mas sim na lateral.

Também chamada de Galáxia do Fuso, a M102 é formada por várias faixas de poeira, que aparecem em tons escuros e avermelhados na foto. Já as estrelas no disco da galáxia brilham em azul.

Confira:

Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Esta foto destaca o disco de estrelas jovens e azuladas, que se estende além da poeira da M102 em seu estreito plano galáctico. Muitas vezes, as galáxias ficam estreitas porque o gás delas colide com si próprio enquanto a galáxia gira.

A Galáxia do Fuso fica a cerca de 50 milhões de anos-luz da Terra em direção à constelação Draco, o Dragão.

Galáxia do Fuso

O astrônomo francês Pierre Méchain foi o responsável pela descoberta da Galáxia do Fuso em 1781. Ele era colega de Charles Messier, e naquele ano, descobriu também os dois primeiros cometas dos oito que viria a encontrar ao longo da sua carreira.

A galáxia M102 também é chamada de NGC 5866 e é do tipo “S0” (lê-se “s-zero”). Isso significa que, se você a observasse de frente, veria um disco suave, com poucos sinais de estrutura espiral.

Sua faixa de poeira parece estar levemente distorcida em relação ao disco, o que indica que a galáxia parece ter sofrido alguma perturbação gravitacional no passado. Provavelmente, tal perturbação foi resultado de interações com outras galáxias próximas.