Hacker roda GTA Vice City em um roteador com uma eGPU e Linux
Daniel Trefilio
Hacker roda GTA Vice City em um roteador com uma eGPU e Linux

O usuário KittenLabs postou seu feito mais recente em seu blog pessoal: rodar GTA Vice City em um roteador com uma distribuição Debian do Linux . Para isto, o hacker de hardware alemão precisou realizar algumas modificações no TL-WDR4900 para torná-lo compatível com barramento PCIe, e associá-lo a uma Radeon HD 7470 via GPU externa e outros periféricos.

Naturalmente, o modelo da TP-Link não foi escolhido por acaso, mas por seu processador PowerPC e500v2 de 32 bit, derivado dos modelos da IBM que por décadas foram a base dos PCs da Apple e vários consoles . A versão específica do CPU utiliza o mesmo conjunto de instruções dos PowerPC 2.02 do PlayStation 3 , apesar de trazer configurações muito mais simples de frequências e cache .

Rodando GTA em um roteador

Por se tratar de um roteador, muitos dos recursos físicos necessários para rodar jogos não estavam presentes na placa do TL-WDR4900. Uma das primeiras modificações profundas que o hacker precisou realizar foi, literalmente, criar pistas PCIe conectando o CPU ao chipset Aetheros, para tornar o roteador compatível com barramento PCIe 2.0.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

O próximo passo foi projetar e construir um módulo miniPCIe e conectá-lo ao sistema, permitindo a instalação de uma GPU externa. KittenLabs instalou um Linux Debian com a kernel modificada para liberar os recursos necessários para o e500v2, projetado originalmente para funções específicas de gerenciamento de redes, atuar como um processador mais “completo”.

Inicialmente, o usuário tentou trabalhar com uma Radeon RX 570, relativamente poderosa, mas por incompatibilidade de drivers precisou optar por uma Radeon HD 7470, mais antiga. Além disso, o hacker também precisou utilizar uma versão de engenharia reversa do GTA Vice City para WiiU com código-fonte público.

Após a atualização da biblioteca de gráficos Mesa 3D foi possível rodar o jogo, ainda com alguns glitches, mas relativamente bem considerando o escopo e proposta do projeto.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!