Às vésperas de apresentar a próxima geração da linha , a Samsung anunciou de surpresa nesta quarta-feira (6) o Galaxy M14 4G, novo celular de entrada da marca que tenta conquistar o público pelo preço agressivo. A novidade chega às lojas quase um ano depois da versão 5G , e aposta em uma ficha técnica similar, ainda que cortes notáveis tenham sido feitos em áreas como a bateria para garantir os valores de venda mais baixos.
- Galaxy A55 aparece em loja antes da hora e terá quatro anos de atualizações
- Realme 12 5G estreia com design premium e novo "Dynamic Button"
O lançamento da gigante sul-coreana aposta no processador Snapdragon 680 , um dos últimos chips da Qualcomm a trazer conectividade 4G. Também presente em celulares como o Moto G52 e o Realme 9 4G , a solução é bem simples e deve ser suficiente para as tarefas do cotidiano, apesar de ter dificuldades para rodar apps mais intensos, como jogos mais exigentes. Por aqui, o componente é acompanhado de 4 GB ou 6 GB de RAM e 64 GB ou 128 GB de armazenamento, sem haver espaço para cartões Micro SD.
A tela é a mesma vista no M14 5G, embarcando painel LCD de 6,7 polegadas com resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels e taxa de atualização de 90 Hz. O sistema de som é mono, mas há um conector P2 para fones de ouvido com fio, raridade nos dias atuais. Também está de volta o design básico em plástico, com acabamento brilhante e opções de cores em azul-claro e azul-escuro.
-
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-
O conjunto de câmeras é simples, também sendo herdado da variante 5G. Junto da lente de selfies de 13 MP, abrigada em um entalhe em formato de gota, o telefone conta com três câmeras traseiras munidas de sensor principal de 50 MP e dois sensores auxiliares de 2 MP, um voltado para capturas macro e outro para cálculo de profundidade.
Acompanhado da adoção de conexão 4G, a bateria é o outro aspecto em que o Galaxy M14 4G apresenta um downgrade em comparação ao "irmão" M14 5G. O tanque sai de 6.000 mAh para menos impressionantes 5.000 mAh, capacidade que ainda deve entregar ótima autonomia considerando a ficha técnica simples. Fora isso, o carregamento atinge 25 W de potência, velocidade baixa para celulares modernos, mas que já se mostra razoável entre os celulares de entrada.
No mais, a novidade possui Wi-Fi 5 Dual Band, Bluetooth 5.2, conector USB-C — algo nem sempre garantido em smartphones de baixo custo —, leitor de digitais integrado ao botão de energia na lateral e Android 13, rodando sob a One UI Core 5.1, versão da interface da Samsung que perde alguns recursos para ficar mais leve. A gigante também promete duas atualizações de sistema, com o dispositivo devendo chegar ao Android 15.
Preço e disponibilidade
O Samsung Galaxy M14 4G já está à venda na Amazon Índia, com preço sugerido de 8.499 rupias (~R$ 510) pela variante de 4 GB/64 GB, e de 11.499 rupias (~R$ 690) pelo modelo de 6 GB/128 GB — preços sugeridos mais altos são listados, mas não é possível prever se esses valores elevados serão realmente praticados em algum momento.
Também não há detalhes sobre a estreia do aparelho em outras regiões, ainda que seja provável que mais alguns países, como o Brasil, possam receber o dispositivo eventualmente.
Samsung Galaxy M14 4G: ficha técnica
- Tela: LCD de 6,7 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 90 Hz
- Processador: Qualcomm Snapdragon 680
- Memória RAM: 4 GB ou 6 GB
- Armazenamento interno: 64 GB ou 128 GB
- Câmera traseira: 50 MP (Principal, f/1.8) + 2 MP (Macro, f/2.4) + 2 MP (Profundidade, f/2.4)
- Câmera frontal: 13 MP (f/2.0)
- Dimensões: 168 x 78 x 9 mm
- Peso: 194 g
- Bateria: 5.000 mAh com carregamento de 25 W
- Extras: 4G, Wi-Fi 5 Dual Band, Bluetooth 5.2, USB-C, som mono, leitor de digitais na lateral, conector P2
- Cores disponíveis: azul-claro e azul-escuro
- Sistema operacional: Android 13, sob a One UI Core 5.1
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- WhatsApp Beta recebe criador de figurinhas no Android
- Receita lança novo portal de serviços e vai aposentar o e-CAC
- Talvez o Sol já esteja em atividade máxima. O que isso significa?
- Tempestade solar gigante atinge várias sondas ao mesmo tempo
- iPhone 16 Pro ainda pode estrear com novo design de câmera
- Madame Teia | Atriz detona o filme e diz que nunca mais quer fazer algo assim