Você tem o costume de usar maquiagem ao praticar exercícios físicos? Segundo o periódico Journal of Cosmetic Dermatology , isso pode ser prejudicial para a sua pele, já que a pessoa sua e a maquiagem impede que a umidade evapore da pele.
- Usa maquiagem? Ingredientes nocivos e ocultos podem atacar sua saúde
- Como os influencers revolucionaram a indústria da maquiagem
Ao todo, 43 pessoas participaram da pesquisa, deixando metade do rosto com maquiagem e metade sem durante a atividade física . O experimento constatou aumento de umidade nas duas áreas do rosto (ou seja: tanto a maquiada quanto a sem produto nenhum), mas esse aumento foi ainda mais notável nas áreas cobertas com base.
Para os cientistas, esse impacto do uso de maquiagem durante a atividade física serve como um lembrete de que é necessário deixar a pele respirar durante o exercício, em prol da saúde geral da pele.
-
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-
"Há uma tendência crescente de indivíduos usarem cosméticos enquanto participam de atividades físicas. No entanto, permanece necessária uma maior compreensão sobre os efeitos da maquiagem na epiderme facial durante o exercício, dadas as lacunas de conhecimento existentes", alega o estudo.
Maquiagem na academia
Os dermatologistas envolvidos no estudo não recomendam a utilização de maquiagem durante a academia. "As descobertas sugerem que o uso de creme de base durante exercícios aeróbicos pode reduzir a oleosidade da pele, causando ressecamento", aponta a pesquisa.
O material também diz que a maquiagem pode obstruir os poros e aumentar a produção de sebo. "Portanto, usar maquiagem pode não ser recomendado para pessoas com pele seca com base nos resultados do estudo atual", dizem os pesquisadores, que também incentivam o público a "considerar as possíveis consequências do uso de maquiagem durante a prática de exercícios".
Maquiagem faz mal?
No que diz respeito aos possíveis prejuízos da maquiagem à saúde, um experimento de Harvard detectou que mais de 50% dos 231 produtos cosméticos analisados continham elevados níveis de ingredientes nocivos de PFAS, uma grande família de substâncias químicas sintéticas, conhecidas também como químicos eternos .
São compostos associados a uma série de efeitos adversos à saúde humana e podem ser tóxicos em doses extremamente baixas. Embora a via mais comum de exposição ao PFAS seja a ingestão, a absorção dérmica deste produto químico através do contato com a pele também pode ser perigosa, segundo alerta a pesquisa.
De modo mais geral, a preocupação é que certos produtos de maquiagem podem conter ingredientes que podem ser irritantes para a pele ou causar reações alérgicas. Se a maquiagem não for removida completamente antes de dormir, também pode obstruir os poros e levar a consequências como acne e problemas de pele.
A recomendação é escolher produtos de maquiagem de boa qualidade, preferencialmente hipoalergênicos e não comedogênicos, que são menos propensos a causar irritações. Além disso, conforme a descoberta mais recente, evitar fazer exercícios físicos com maquiagem no rosto também é válido.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Star Wars revela por que Palpatine queria tanto Luke no lugar de Vader
- Mortal Kombat 1 fica de graça por tempo limitado
- Entenda o PLP 12/2024 que cria categoria para motoristas de apps
- Avanço científico promete trazer mamutes de volta à natureza até 2028
- iPhone 16 Pro ainda pode estrear com novo design de câmera
- One UI 6.1.1 voltará a listar apps na vertical nos Galaxy