Segundo relatório recente, China e Japão aumentaram consideravelmente seus investimentos no mercado de semicondutores. Os subsídios somados dos dois países atingiram a marca de US$ 1,5 bilhões, um crescimento de 5,74 vezes ano a ano, direcionado principalmente à grandes fundições asiáticas, como a JASM (Japan Advanced Semiconductor Manufacturing) e TSMC .
- O que é silício e por que os microchips são feitos desse material
- Como a Intel quer revolucionar os computadores com os AI PCs
O movimento é extremamente significativo para essas empresas, uma vez que os subsídios provenientes dos EUA, apesar de ainda existirem, vem diminuindo. A Lei dos Chips, que prevê benefícios fiscais e investimentos, continua em vigor, mas as fatias dessa verba estão cada vez mais voltadas para expandir fundições de empresas nacionais em territórios estrangeiros e menos na implantação de empresas internacionais em solo estadunidense .
💰 TSMC’s financial report has revealed a surge in subsidies from Japan & China! Yet, the narrative shifts with TSMC’s US fab, where the construction schedule has been delayed from this to next year, and subsidies from US for TSMC remain pending. More: https://t.co/Lg439nTNuG 🔗
-
— TrendForce (@trendforce) March 7, 2024
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-
Mercado polarizado
Em 2020, o governo dos EUA chegou a garantir cerca de US$ 12 bilhões à TSMC para trazer fábricas para o país na tentativa de assegurar uma boa cadeia de abastecimento para de empresas que dependem do silício da taiwanesa. Contudo, com a entrada forte da Intel no mercado de fabricação de semicondutores , boa parte dos investimentos passaram a ser destinados no fluxo reverso, expandindo fundições estadunidenses em países como México, Irlanda e Israel .
Com isso, as fábricas asiáticas passaram a depender cada vez mais de governos regionais para continuar seus projetos de expansão. Apesar de isso não significar, necessariamente, corte de relacionamento, tanto que a própria Intel ainda tem acordos com a TSMC para produtos específicos , o movimento acaba criando uma polarização no setor de fundições.
Welcome to Fab 9, Intel’s newest factory in New Mexico.
— Intel News (@intelnews) January 24, 2024
It will manufacture Intel’s 3D advanced packaging technologies like Foveros, which offers a faster, cost-efficient path to 1 trillion transistors on a chip and extending Moore’s Law beyond 2030. https://t.co/1Xh7Tn92po pic.twitter.com/x18Hi5OKP0
Isso porque, naturalmente, países com maior volume investido tendem a ter preferência em contratos futuros para abastecer indústrias locais com chips.
- 🛒 Compre notebook com CPU Intel Core pelo melhor preço!
- 🛒 Compre processador Intel Core pelo melhor preço!
Leia a matéria no Canaltech .