Na última semana, a agência de saúde Food and Drug Administration (FDA) aprovou um novo uso para o medicamento Wegovy (semaglutida): redução do risco de doenças cardíacas . Aplicada através de caneta, a semaglutida já é usada para o controle do diabetes tipo 2 e para perda de peso, dependendo da formulação.
- Anvisa aprova Wegovy para tratamento de obesidade em adolescentes
- Esqueça a semaglutida! Veja quais alimentos têm o mesmo efeito de saciedade
Em nota, a FDA explica que a medicação com semaglutida pode ser usada para “reduzir o risco de morte cardiovascular, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral [AVC] em adultos com doenças cardiovasculares e obesidade ou excesso de peso”.
Dessa forma, o Wegovy se torna “o primeiro medicamento para perda de peso a ser aprovado também para ajudar a prevenir eventos cardiovasculares potencialmente fatais” em pessoas com mais de 18 anos, afirma John Sharretts, porta-voz da FDA.
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube
, todo dia tem vídeo novo para você!
-
No entanto, o uso da medicação deve ser feito de forma combinada com mudanças no estilo de vida, como realização de atividades físicas e adoção de uma dieta hipocalórica — a pessoa vai ingerir, por dia, menos calorias do que ela gasta, o que provoca déficit calórico.
A ampliação de uso da semaglutida é restrita aos Estados Unidos. Até o momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não aprovou a nova possibilidade de uso do Wegovy no Brasil.
Wegovy, Ozempic e semaglutida
Cabe destacar que o Wegovy e o Ozempic são dois medicamentos injetáveis à base de semaglutida, uma substância semelhante ao hormônio GLP-1, desenvolvidos pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk.
Apesar da composição semelhante, a indicação difere entre eles. A dosagem da semaglutida, em miligramas, é maior no Wegovy. Dessa forma, o Ozempic é recomendado para pacientes diabéticos, enquanto o Wegovy é prescrito para controle do peso.
Efeito protetor do Wegovy
Para aprovar o novo uso da caneta emagrecedora, a agência dos EUA analisou os resultados de um estudo clínico duplo-cego com 17,6 mil pacientes. De forma aleatória, uma parte desses indivíduos recebeu o Wegovy, enquanto a outra parcela tomou um placebo. Em paralelo, todos receberam aconselhamento para praticar exercícios físicos e adotar novos hábitos alimentares.
Segundo os autores, os indivíduos que não receberam a medicação tinham um risco de 8% em desenvolver doenças cardiovasculares. No grupo que usou Wegovy, o risco caiu para 6,5%. É uma redução de aproximadamente 20% no risco .
Efeitos colaterais da semaglutida
Como todo medicamento, a semaglutida provoca efeitos colaterais e, por isso, só deve ser usada após indicação médica. A seguir, confira as reações indesejadas mais comuns do Wegovy:
- Náusea e vômitos;
- Diarreia;
- Prisão de ventre;
- Dor abdominal;
- Dor de cabeça;
- Fadiga;
- Dispepsia (indigestão);
- Tontura;
- Distensão abdominal;
- Hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) em pacientes com diabetes;
- Flatulência (acúmulo de gases);
- Refluxo gastroesofágico.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- O que é flat white, café homenageado hoje (11) pelo Google
- Oscar 2024 | Confira os vencedores de cada categoria
- Framboesa de Ouro 2024 | Confira a lista completa de vencedores
- Oscar 2024 | Ator de Aranhaverso se revolta com vitória de O Menino e a Garça
- TikTok é condenado a pagar R$ 500 a cada usuário brasileiro
- Galaxy A55 e A35 chegam com chip Exynos e visual de Galaxy S24