YouTube deixa de recomendar vídeos se você não estiver logado
Bruno De Blasi
YouTube deixa de recomendar vídeos se você não estiver logado

Tradicionalmente, o YouTube sempre recomendou vídeos na tela inicial do site, independente se a sua conta do Google está logada ou não. Esse mecanismo, no entanto, deixou de funcionar em alguns países ao acessar a plataforma sem se identificar — e o Brasil está na lista.

Sem login, sem recomendação

A janela de recomendações deixou de surgir no site da plataforma de streaming nos últimos dias. Em vez das listas de reprodução, conforme observado em testes realizados pelo Canaltech nesta segunda-feira (11), o YouTube apresenta uma tela em branco com um aviso.

“Que tal uma pesquisa para começar? Assista vídeos para nos ajudar a criar um feed de conteúdo que combine com você”, diz a notificação.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

O alerta aparece tanto uma janela normal ou em uma aba anônima do navegador, ambas sem uma conta registrada. Além disso, mesmo ao realizar o procedimento informado pelo próprio serviço, a página inicial continua sem as recomendações.

O caso também foi relatado nas redes sociais, como o X (ex- Twitter ):

Também no YouTube de outros países

Também realizamos o experimento ao conectar a VPN em outros países, como Alemanha, Estados Unidos, Itália e Portugal. Em todos os casos, o YouTube não retornou as recomendações como sempre realizou.

A alteração chamou ainda mais a atenção nos países da Europa, onde o YouTube pergunta se permite o acesso à cookies e a oferta de sugestões personalizadas. Mesmo ao aceitá-las, o site não recomenda vídeos, inclusive ao reproduzir vários conteúdos.

Assim como no teste do YouTube para o público brasileiro, a análise foi realizada sem fazer login na conta do Google. Ao inserir as credenciais, as recomendações retornaram imediatamente à tela inicial, mesmo ao utilizar a plataforma de streaming por outro país.

O YouTube e o Google não se pronunciaram sobre a alteração até o momento. Vale lembrar que, no ano passado, a plataforma de streaming deixou de recomendar vídeos para quem não tem histórico de visualização ativado .

Apesar do silêncio por parte das empresas a respeito da mudança, a razão da alteração deve dizer respeito a um incremento no respeito à privacidade do usuário e também a evitar acusações de favorecimento de um certo tipo de conteúdo ao fazer recomendações para quem acessa a rede pela primeira vez ou então removeu todo seu histórico de visualização.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!