Foto manipulada de Kate Middleton gera polêmica
André Lourenti Magalhães
Foto manipulada de Kate Middleton gera polêmica

Uma das histórias recentes mais bizarras da internet envolve uma foto postada da princesa de Gales, Kate Middleton, no último domingo (10), em comemoração ao Dia das Mães no Reino Unido. O perfil oficial do príncipe e da princesa no X (antigo Twitter ) publicou uma imagem de Middleton com os três filhos, mas rapidamente os seguidores notaram que aquilo parecia uma montagem e o fato deu início a discussões nas redes, teorias da conspiração, retratação por parte da realeza britânica e a remoção da imagem de bancos de agências de notícias.

Entenda a situação

A foto da integrante da família real britânica rapidamente levantou suspeitas de edição: o padrão do piso no chão tinha inconsistências, o zíper da blusa estava diferente, sinais de uso de borracha (digital, obviamente) nos cabelos e nas mãos, entre outros detalhes. Você pode conferir o resultado abaixo na postagem feita no perfil oficial do casal de príncipes:

A imagem viralizou com muitos comentários sobre os possíveis erros e, um dia depois, o mesmo perfil confirmou que o conteúdo era editado: “como muitos fotógrafos amadores, ocasionalmente testo a edição. Queria pedir minhas desculpas por qualquer confusão que a foto de família que compartilhamos ontem tenha causado. Espero que todas as pessoas comemorando tenham um feliz Dia das Mães”, comenta a publicação que parece ter sido escrita pela própria Middleton.

Imagem retirada de agências

Com a manipulação confirmada, muitas agências de notícias removeram a foto de seus respectivos sites e enviaram uma retratação. O processo, chamado de “kill notice”, ocorre porque o material foi divulgado como algo real, mas tinha inconsistências sobre a veracidade.

A Associated Press, por exemplo, disse que se retratou porque “uma inspeção revela que a fonte manipulou a imagem de uma forma que não segue os padrões de foto da AP”. No mesmo sentido, a agência de notícias britânica PA também removeu a foto e disse que não a publicaria novamente enquanto não recebesse esclarecimentos do Palácio de Kensington.

De acordo com o jornalista Tom Warren, os metadados da foto enviada para veículos de imprensa revelam que ela foi editada duas vezes no Adobe Photoshop.

Além disso, um post no X viralizou ao sugerir que a imagem teria colado uma foto da princesa em ensaio à revista Vogue no lugar do rosto original.

Tem mais polêmica

Publicar uma foto manipulada como se fosse algo simples é estranho, mas o alvoroço poderia passar batido se não fosse por um detalhe: não existem notícias sobre Kate Middleton desde 29 de janeiro, quando ela foi submetida a uma cirurgia e precisou passar um tempo de recuperação no hospital. Além disso, a última aparição pública da princesa britânica foi no Natal do ano passado.

Logo, a foto seria a primeira imagem oficial desde esse hiato, o que acalmaria alguns rumores sobre o estado de saúde dela, mas a confirmação da montagem virou tudo por água abaixo. Isso, inclusive, serviu de prato cheio para uma série de teorias conspiratórias nas redes sociais.

A família real britânica já vive um período turbulento devido ao fato de o Rei Charles III passar por um tratamento de câncer, e o sumiço de Middleton causou ainda mais estranheza. Vale lembrar que ela é casada com o príncipe William, que é o próximo na linha de sucessão do trono.

As redes não perdoam

Como de costume, as redes sociais não perdoaram a "gafe" digital da família real da Grã-Bretanha e foram tomadas por postagens tirando sarro da situação. Houve até quem comparasse a situação com o filme Um Morto Muito Louco (1989), cujo título orginal é Weekend at Bernie's e onde um sujeito morto é "manipulado" para parecer vivo durante um fim de semana.

Provavelmente as piadas e teorias bizarras só serão deixadas de lado quando Kate Middleton enfim dar as caras (e sem imagem editada no Photoshop).

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!