O descarte apropriado do lixo eletrônico é muito necessário, mas se poucos têm conhecimento disso, menor ainda é a informação acerca da reciclagem desses materiais, que por si só já é uma tarefa complicada. No entanto, segundo um novo artigo da Frontiers in Bioengineering and Biotechnology, há um produto inusitado que pode ajudar: levedura de cerveja.
- Brasileiros não sabem lidar com o lixo eletrônico, diz nova pesquisa
- Como a placa de circuito com fibras naturais facilita a reciclagem
O desafio está em separar os diferentes metais presentes nos dispositivos, já que há uma variedade de metais pesados e outros contaminantes .
Por isso, utiliza-se biossorventes seletivos para extrair esses materiais de forma eficiente. O novo estudo indica que esse papel pode ser cumprido pela levedura de cerveja, um subproduto comum da fabricação de cerveja.
-
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
Biossorção com levedura de cerveja
Segundo os pesquisadores responsáveis, em comparação com outros processos, a biossorção utilizando levedura de cerveja usada pode ser tida como uma abordagem mais barata, além de ser melhor para o meio ambiente.
Para a experiência, os cientistas usaram 20 litros de levedura de cerveja usada, separaram a biomassa dos resíduos de cerveja e secaram. Essa biomassa de levedura foi testada contra zinco, alumínio, cobre e níquel.
“Demonstramos altas taxas de recuperação de metal a partir de uma solução metálica complexa usando uma biomassa barata e ecologicamente correta. A biomassa de levedura é considerada um organismo seguro, e a reutilização demonstrada da biomassa torna uma abordagem economicamente viável", diz o estudo.
Técnica eficaz e amiga do meio ambiente
Os pesquisadores acrescentam que "o uso de biomassa residual para recuperação de metais não é um processo completamente novo, mas a seletividade dos processos de biossorção é um fator chave para a recuperação eficiente de metais a partir de fluxos de resíduos polimetálicos”.
Através dos testes, os pesquisadores conseguiram uma boa taxa de recuperação dos metais:
- Alumínio: 50%
Cobre: 40%
Zinco: 70%
O grupo afirma que esses metais podem ser removidos da superfície da levedura por tratamento ácido e, portanto, podem ser reciclados. Um ponto digno de menção é que a levedura em si pôde ser reciclada, utilizada cinco vezes para recuperar metais diferentes.
Por enquanto, esse processo de recuperação de metal precisa de estudos maiores antes de chegar à indústria, mas já é um novo passo rumo a uma reciclagem mais eficaz do lixo eletrônico. Uma boa notícia para o meio ambiente.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Programa do IRPF 2024 já está disponível; veja como baixar
- Preço cai e Fiat Mobi é o carro mais barato do Brasil
- 2,2 mil passos por dia já reduzem efeitos do sedentarismo
- OPPO Find X7 Ultra empata com Huawei como melhor câmera no DXOMARK
- 🔥 BAIXOU MAIS | Compre Galaxy Watch 5 Pro em super oferta
- Os 45 filmes mais esperados de 2024