Mais de 100 novas espécies marinhas são descobertas na Nova Zelândia
Fidel Forato
Mais de 100 novas espécies marinhas são descobertas na Nova Zelândia

Em nova expedição pela Ilha Sul da Nova Zelândia, equipe internacional de biólogos e cientistas descobre mais de 100 novas espécies marinhas, incluindo peixes, moluscos, lulas e camarões. Há a possibilidade de uma criatura pertencente a um gênero ainda desconhecido ter sido encontrada.

Organizada pelo Ocean Census — iniciativa global que busca acelerar a descoberta e a proteção da vida oceânica —, a pesquisa de campo buscou espécies que vivem em profundidades de até 4,8 km, local conhecido como zona crepuscular. No total, 1,8 mil amostras foram coletadas e serão analisadas individualmente em laboratório. Ainda é cedo para dizer se correm risco de extinção .

A seguir, confira o vídeo da expedição, em inglês:

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

Novas espécies da Nova Zelândia

Os achados da expedição para a Nova Zelândia ainda são estudados, mas os cientistas consideram ter encontrado pelo menos 100 novas espécies, como três novas espécies de peixes e outras espécies de camarão e de lula.

“Parece que temos uma grande quantidade de espécies novas e não descobertas anteriormente”, afirma Alex Rogers, diretor científico do Ocean Census, em nota.

“Visitamos muitos habitats diferentes e descobrimos toda uma gama de novas espécies, desde peixes a caracois , passando por corais e pepinos-do-mar. São espécies realmente interessantes”, pontua Sadie Mills, bióloga do Instituto Nacional de Pesquisa Hídrica e Atmosférica da Nova Zelândia (Niwa).

Descoberta de novo gênero?

Algo que está gerando dúvidas entre os pesquisadores é a identificação de uma espécie misteriosa. O organismo está próximo de uma estrela-do-mar, de uma anêmona e de um zoantídeo — algo próximo de um coral —, mas não é exatamente nada disso.

“Agora, pensamos que poderia ser uma nova espécie de octocoral [parecido com um coral rochoso], mas também um novo gênero [agrupamento mais amplo de espécies]”, comenta Michela Mitchell, taxonomista da Rede de Museus de Queensland.

“Se for assim, trata-se de uma descoberta significativa para o fundo do mar e nos dá uma imagem muito mais clara da biodiversidade única do planeta”, completa a cientista Mitchell.

Oceanos ainda são desconhecidos

Vale lembrar que os oceanos, independente da parte do mundo que se analisa, ainda são um grande mistério para a ciência. A agência norte-americana National Oceanic and Atmospheric Administration (Noaa) estima que 91% das espécies marinhas são desconhecidas pelos humanos.

É um universo de possibilidades que podem ser encontradas pelos biólogos e pesquisadores. Recentemente, outro grupo de pesquisa da aliança global pela preservação descobriu outras dezenas de novas espécies na costa do Chile .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!