Casos de assédio em corridas da 99 têm queda de 40% em 2023
Bruno De Blasi
Casos de assédio em corridas da 99 têm queda de 40% em 2023

A 99 anunciou, nesta quarta-feira (13), a queda de mais de 40% dos incidentes de assédio durante as corridas no Brasil. Os dados foram apresentados na semana de aniversário de dois anos do 99Moto, que tende a desembarcar em São Paulo (SP) em um futuro próximo.

Queda nos registros de assédio

A queda dos casos é resultado dos investimentos da empresa para aumentar a segurança nos serviços da 99, que vão desde as campanhas de conscientização e educação até o uso de tecnologia . No comparativo de janeiro a dezembro de 2023, os registros de assédio e violência sexual durante viagens de carro caiu 43%, por milhão de corridas, em todo país.

O indicador é similar aos incidentes ocorridos no 99Moto, o serviço de transporte sobre duas rodas da empresa, cuja retração é de 42%, por milhão de corridas, no mesmo período.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

A 99 também relembrou as ações para combater o assédio na plataforma, como o botão 99 Mulher para que as motoristas mulheres optem por dirigir apenas para passageiras. Além disso, a empresa utiliza inteligência artificial para classificar o nível de vulnerabilidade das usuárias para direcioná-las a condutoras ou motoristas homens bem avaliados.

Essa solução, que é oferecida pelos sistemas Pítia e Atena, elege o nível de vulnerabilidade ao considerar fatores como local, horário e duração da corrida.

99 quer levar 99Moto para São Paulo (SP)

O anúncio da redução dos casos de assédio acontece paralelamente à comemoração do aniversário de dois anos do 99Moto. Durante um evento no Rio de Janeiro (RJ) na última terça-feira (12), o diretor de duas rodas da 99, Luis Gamper, informou que a empresa está em conversas com a Prefeitura de São Paulo para levar o serviço para a capital paulista.

“Não temos um prazo para abrir em São Paulo e não temos um cronograma definido”, anunciou. “Estamos conversando com a prefeitura de São Paulo para que a gente consiga atender tudo o que é necessário para ter um negócio muito bom em São Paulo.”

Caso a aposta se concretize, o serviço de mototáxi alcançará a maior cidade do país, que tem quase 12 milhões de habitantes, segundo o Censo 2022. Atualmente, o 99Moto está presente em mais de 3.300 municípios.

Foco em segurança

Enquanto a expansão não acontece, a categoria colhe louros e já alcança 57 milhões de brasileiros nesses dois anos de operação. No geral, o serviço tem uma boa avaliação do público, especialmente devido ao valor mais acessível em relação aos carros e pela economia de tempo.

Todo esse sucesso é atrelado aos cuidados com a segurança dos motociclistas e passageiros, que são conferidas até mesmo com treinamentos. Não à toa, a companhia sustenta que 99,99% das viagens por moto solicitadas pelo app são finalizadas em segurança.

“No treinamento, a gente instrui ao motorista não só como ele deve andar com o passageiro, mas também ensinar ao passageiro coisas simples, como o lado da moto que deve sair, como deve usar o capacete e onde segurar na moto”, explicou. “Tem muita gente nova entrando nesse mercado, que nunca tinha andado de moto.”

Ainda de acordo com a 99, a maioria dos usuários utilizam o serviço para ir e voltar do trabalho, principalmente para fugir do trânsito no horário de pico. A modalidade também é escolhida para conectar os passageiros ao sistema de transporte público das cidades, como é o caso das estações de metrô e de trem.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!