Estúdio brasileiro cria engine que permite jogos de MS-DOS nos consoles
André Mello
Estúdio brasileiro cria engine que permite jogos de MS-DOS nos consoles

A desenvolvedora brasileira QUByte Interactive anunciou a criação de uma nova versão de sua engine de emulação para videogames, que terá a possibilidade de rodar jogos lançados para computadores na década de 1980 e 1990 para consoles como Xbox Series S /X, Nintendo Switch e PS5.

O estúdio, responsável pelo lançamento das coletâneas Breakers Collection e Top Racer Collection , anunciou uma versão atualizada da QUByte Emulation Engine com capacidade de rodar jogos originalmente lançados para o MS-DOS. Isso possibilitará que clássicos com mais de 30 anos possam ser revisitados por saudosistas ou apresentados a uma nova geração de jogadores nos consoles.

Emulação de clássicos em consoles atuais

Segundo Bruno Carvalho, desenvolvedor de negócios da QUByte Interactive, a nova versão da engine possibilitará uma nova leva de jogos clássicos que poderão ser lançados dentro do selo QUByte Classics.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

“É uma grande honra e uma grande responsabilidade ser capaz de revitalizar muitos desses clássicos que antes estavam inacessíveis nas plataformas modernas”, disse Carvalho. Realmente, tirando o trabalho realizado pela plataforma GOG (Good Old Games), é muito difícil encontrar jogos de PC lançados na década de 80 e 90 de maneira legal.

A disponibilização desses títulos, principalmente em consoles, abre portas para uma infinidade de títulos. Considerando que a empresa também realiza lançamentos para PC, os fãs de games retrô podem ver isso como uma oportunidade única de adquirir legalmente jogos dos mais variados gêneros.

Outra vantagem é que a QUByte Emulation Engine permite a aplicação de várias melhorias aos jogos, como filtros visuais, suporte a controles modernos, habilidade de salvamento a qualquer momento e suporte a multiplayer online.

A QUByte Interactive ainda não anunciou o primeiro título de MS-DOS que utilizará a nova versão da engine.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!