O foguete Kairos, da japonesa Space One, foi lançado durante a noite de terça-feira (12) na região de Wakayama, mas explodiu poucos segundos depois de deixar a plataforma. Nesta missão de teste, o veículo levaria ao espaço um pequeno satélite do governo do Japão.
- Quais são as condições ideais para o lançamento de foguetes espaciais?
- Foguete do Japão falha e acaba destruído em primeiro teste de voo
A transmissão da missão mostrou que a explosão liberou grande quantidade de fumaça, visível perto das montanhas da região. "O lançamento do primeiro foguete Kairos foi executado, mas tomamos uma medida para abortar o voo", declarou a Space One em um comunicado. Segundo a empresa, os "detalhes estão sendo investigados".
Kairos, an eighteen meter four-stage solid-fuel rocket made by Japan's Space One, exploded seconds after lifting off on its inaugural launch https://t.co/bVBBWkJjQi pic.twitter.com/PbS2l98PXc
-
— Reuters (@Reuters) March 13, 2024
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-
Os detritos em chamas caíram em encostas próximas, e jatos de água foram usados para apagar o fogo. Centenas de pessoas acompanharam o lançamento, e algumas ficaram frustradas com o ocorrido. “Eu tinha grandes esperanças para isso, então estou desapontado. Quero saber o que aconteceu”, disse um observador à emissora NHK.
A ideia era que o foguete Kairos (palavra grega que significa “o momento certo”) colocasse o satélite em órbita cerca de 51 minutos após o lançamento. Vale lembrar, no entanto, que falhas do tipo são comuns e até esperadas quando um novo foguete é lançado — basta lembrar que os testes do foguete Starship, da SpaceX , acabaram em explosões .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- A tragédia da vida de Jake Lloyd, o ator que fez o jovem Anakin
- Programa do IRPF 2024 já está disponível; veja como baixar
- Os 10 melhores jogos de corrida para Android
- Erupção solar causa apagão de rádio no Brasil
- Paul Alexander | Homem do pulmão de aço morre de covid aos 78 anos
- O que muda do Samsung Galaxy A54 para o novo Galaxy A55?