O Google DeepMind, divisão de IA da Gigante de Buscas, anunciou uma agente de inteligência artificial que joga videogame de forma similar a um humano. O projeto chamado SIMA ainda está em fase de pesquisa e quer oferecer um robô que não é poderoso como visto em bots comuns em jogos por aí, pois seu objetivo é o de ser mais um colega de jogatina do que um adversário insuperável.
- Inteligência Artificial renderizando o futuro dos games
- 30 sites e apps de IA grátis similares ao ChatGPT
No Man’s Sky e Goat Simulator treinam a IA
Sigla para Scalable, Instructable, Multiworld Agent , o SIMA deve eventualmente aprender a jogar qualquer game, inclusive aqueles sem um caminho pré-determinado, como Minecraft e Kerbal Space Program.
Segundo a DeepMind, a IA recebe treinamento em títulos como No Man’s Sky , Goat Simulator , Teardown e Valheim para conseguir entender como se virar em produções menos lineares. O exercício combina o ensino de linguagem natural com a compreensão de mundos 3D e reconhecimento de imagens.
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
“O SIMA não está sendo treinado para vencer um jogo; é treinado para executá-lo e fazer o que é mandado”, apontou o colíder do projeto SIMA, Tim Harley. “A equipe escolhe jogos mais focados no mundo aberto do que na narrativa para ajudar a IA a aprender habilidades gerais de jogo”, concluiu.
600 habilidades básicas são o fundamento da IA
A equipe de profissionais quer que o bot se acostume com a espontaneidade presente nos games. Para isso, há alguns passos que devem ser seguidos no treinamento:
- A equipe constrói um novo ambiente no motor Unity onde os agentes precisam criar esculturas para testar sua compreensão da manipulação de objetos;
- O Google grava pares de jogadores humanos – um controlando o jogo e o outro dando instruções sobre o que fazer – para capturar instruções de linguagem;
- Jogadores jogam de forma independente para mostrar o que levou às suas ações no game;
- Tudo isso é alimentado na SIMA para prever o que deve fazer em seguida.
Além disso, o robô tem 600 habilidades básicas, como virar para uma direção específica, subir uma escada e abrir o menu do jogo. O intuito é oferecer mais alternativas e funções complexas para ajudar a IA a se transformar em uma parceira de jogo para os humanos.
Treinar uma inteligência artificial é um processo relativamente longo, pois exige uma completa base de dados, séries de testes e sistemas de supervisão e feedback para garantir que tudo está no caminho certo e reduzir chances de que a tecnologia seja usada para fins inapropriados. Se o SIMA se mostrar competente no que o Google pretende, ela provavelmente será de grande valia para muitos gamers mundo afora.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- A tragédia da vida de Jake Lloyd, o ator que fez o jovem Anakin
- WhatsApp começa a bloquear prints de foto de perfil
- Erupção solar causa apagão de rádio no Brasil
- Kairos | Foguete do Japão explode em seu 1º voo
- Programa do IRPF 2024 já está disponível; veja como baixar
- Os 10 melhores jogos de corrida para Android