Transferência de veículo agora é automática e por app em SP
Paulo Amaral
Transferência de veículo agora é automática e por app em SP

O aplicativo do Poupatempo é a mais nova ferramenta para quem precisar realizar transferência de veículos no estado de São Paulo de forma ágil, prática e online.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou, em sua conta no X (antigo Twitter ), que a novidade entrou em operação nesta terça-feira (12). Batizada de TDV (Transferência Digital de Veículos), ela se caracteriza por ser 100% automatizada e inédita no país.

A princípio, a TDV será válida somente para proprietários (pessoa física) que já tenham o CRLV digital , e cujos veículos tenham sido fabricados a partir de janeiro de 2021, com placa Mercosul e registrados em São Paulo.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

“Um passo importante para o avanço da transformação digital no Estado de São Paulo! Passamos a contar a transferência de titularidade de veículos em minutos, por meio do aplicativo do Poupatempo, a qualquer dia, a qualquer hora e sem intermediários. É praticidade a serviço do cidadão paulista, com rapidez e menor custo”, postou o governador.

Caso o veículo a ser transferido pelo app do Poupatempo tenha sido fabricado antes de janeiro de 2021, a transação poderá ser realizada apenas se ele possuir o documento digital e o futuro proprietário também morar no mesmo município em que ele está registrado. Nesse caso, não será preciso trocar a placa antiga pelo padrão Mercosul.

Transferência de veículos em 5 minutos

O principal benefício da transferência de veículos pelo app do Poupatempo é a rapidez e a eliminação de burocracias, como a obrigatoriedade de comparecer a um cartório para reconhecer a negociação.

De acordo com o governo paulista, a TDV levará 5 minutos para ser concretizada, algo que é um avanço significativo quando comparado ao antigo procedimento, que durava entre três e dez dias úteis para ser finalizado.

Para ser elegível à inovação, porém, tanto o vendedor do veículo quanto o futuro proprietário precisam cumprir alguns requisitos:

  • Ambos devem ter contas cadastradas no Gov.br, em nível prata ou ouro;
  • O veículo a ser negociado precisa ter passado por vistoria prévia em órgão de trânsito credenciado.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!