Descoberto vulcão em Marte que ficou escondido por 50 anos
Descoberto vulcão em Marte que ficou escondido por 50 anos

Marte surpreendeu cientistas outra vez. Através de dados de diferentes missões que estudaram o Planeta Vermelho , pesquisadores descobriram um novo vulcão gigante na parte leste da província Tharsis, perto do equador marciano. Devido à erosão, o vulcão passou despercebido desde 1971.

Naquele ano, a sonda orbital Mariner 9 chegou a Marte, marcando a primeira vez em que uma espaçonave entrou na órbita de outro planeta. Seus dados revelaram que a superfície marciana era marcada por vários vulcões. Entre eles, estava um que ninguém havia percebido até agora.

A formação recém-descoberta fica próxima dos cânions de Valles Marineris e recebeu o nome provisório de vulcão Noctis. Seu pico mede 9.028 m de altura — para comparação, considere o grande vulcão marciano Olympus Mons, que mede 25 km de altura. E, afinal, por que Noctis passou tantos anos despercebido?

Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Acontece que seu formato é diferente do de outros vulcões: Noctis é feito de estruturas geológicas conhecidas como mesas (área elevada do solo com topo plano) e cânions, cercado por uma encosta externa que o esconde. No centro, está a cratera vulcânica colapsada.

"Estávamos examinando a geologia de uma área onde havíamos encontrado os restos de uma geleira no ano passado, quando percebemos que estávamos em um vulcão enorme e profundamente desgastado pela erosão”, relatou o Dr. Pascal Lee, do Instituto SETI.

Para confirmar a descoberta, Lee e o graduando Sourabh Shubham trabalharam com fotos tiradas pela Mariner 9 e por outras missões orbitais. "Portanto, talvez não seja tão surpreendente encontrar um vulcão aqui. De certa forma, esse grande vulcão é a ‘fumaça do fogo’ há muito procurada", acrescentou Shubham.

Na direção sudeste do vulcão, há um depósito vulcânico fino e recente que parece esconder gelo glacial. Para Lee, o possível gelo naquela região, que é relativamente quente, faz o local “parecer muito atraente para a exploração humana e robótica”.

As descobertas foram apresentadas na 55ª Conferência de Ciências Lunares e Planetárias.