Governo quer imposto para taxar carros elétricos por peso
Paulo Amaral
Governo quer imposto para taxar carros elétricos por peso

A transição da frota global de carros a combustão para os elétricos pode até ser necessária para o meio-ambiente, mas, se depender das ações de alguns governos, não será tão rápida assim.

Enquanto no Brasil a volta da alíquota da importação complicou os planos de muita gente, no Canadá há um projeto em estudo para que um novo imposto seja criado exclusivamente para os carros elétricos.

O motivo alegado é que eles são mais pesados do que os a combustão, já que contam com um robusto sistema de baterias e, por conta disso, são mais prejudiciais às vias da cidade.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Apenas para efeitos de ilustração, vale pontuar que um JAC E-JS4 , SUV 100% elétrico, pesa 1.680 kg, enquanto o T-60 Plus Turbo , seu irmão a combustão, aponta apenas 1.365 kg quando “sobe na balança”. De acordo com os governantes, esse peso extra é prejudicial às vias e, por isso, precisa ser compensado de alguma forma.

A forma sugerida pelo Ministro das Finanças de Alberta, Nate Horner, e por parte do governo é a cobrança de um imposto anual de US$ 200 pelo peso extra. Segundo os defensores do tributo, a receita poderia girar em torno de US$ 1 milhão por ano e seria destinada às melhorias e manutenções nas vias da província.

O valor, segundo o governo, é equivalente ao que o dono de um carro a combustão paga anualmente em impostos inseridos nos combustíveis, algo não aplicável para quem faz uso de veículos elétricos.

Novo imposto pode reduzir vendas

O outro lado da moeda, ou seja, quem está preocupado com a possível criação de um novo imposto exclusivamente para carros elétricos, tem uma visão bem diferente da exposta pelo ministro da província de Alberta.

Segundo Brian Kingston , presidente da Associação Canadense dos Fabricantes de Veículos, o tributo será prejudicial para as metas de transição energética da frota do país, pois inibirá as vendas de carros elétricos.

Kingston alegou que já há barreiras financeiras suficientes para dificultar a popularização dos carros elétricos, e a chegada de mais um imposto específico sobre eles tornará ainda mais inviável a transição da frota.

A previsão é que o novo tributo entre em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025. Para isso, porém, antes ele precisa passar pela aprovação dos setores responsáveis do governo de Alberta.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!