Lenovo Legion Y700 (2023) chega ao mercado global com foco em games
Renan da Silva Dores
Lenovo Legion Y700 (2023) chega ao mercado global com foco em games

Quase um ano depois de ser apresentado na China, o tablet gamer Lenovo Legion Y700 (2023) acaba de estrear de surpresa no mercado global. Ainda que traga especificações um tanto defasadas, o dispositivo é bastante potente e busca chamar a atenção do público pelo tamanho mais compacto frente a outros tablets, bem como por recursos pensados para games, incluindo a tela de alta taxa de atualização, melhor controle do desempenho e a presença de duas portas USB.

Por ter sido lançado originalmente em julho do ano passado, o Legion Y700 conta com uma ficha técnica um pouco antiga, mas que segue capaz de rodar a maior parte dos jogos mais pesados disponíveis na Google Play Store. O aparelho vem equipado com processador Snapdragon 8 Plus Gen 1 e, no modelo global, está disponível em versão única com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, junto de slot para expansão com cartões MicroSD de até 1 TB.

A plataforma é de 2022 e fornece performance que fica atrás de tablets premium como o Galaxy Tab S9 , munido do mais moderno Snapdragon 8 Gen 2 , porém é superior à maioria dos tablets mais acessíveis e até de boa parcela de smartphones intermediários avançados. A Lenovo também está ciente disso e parece ter controlado o preço para tornar o lançamento mais atraente.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

Outro ponto importante para se ficar de olho é que este não é o Legion Y700 que a marca apresentou em 2022 . O modelo mais antigo adota processamento menos poderoso com Snapdragon 870, além de oferecer um design simplificado e um número menor de recursos. A versão que chega agora globalmente emprega mais poder de fogo e elementos de design vistos em alguns celulares da Motorola .

Além dos recursos gamer, como app para gerenciamento do desempenho, o maior diferencial do Legion Y700 está na tela e no seu tamanho: temos um display IPS LCD de 8,8 polegadas em proporção 16:10, mais alta, com resolução Quad HD+ de 2560 x 1600 pixels e taxa de atualização de 144 Hz. Essas características colocam o dispositivo em uma categoria cada vez mais rara de tablets compactos, sendo uma opção para quem não consegue lidar com os modelos de 10 polegadas ou mais.

Como é costume em tablets, a novidade traz lentes simples, embarcando um sensor frontal de 8 MP e uma dupla de câmeras traserias, com sensor principal de 13 MP e macro de 2 MP. O conjunto deve ser suficiente para videochamadas e escaneamento de documentos, caso o usuário pretenda fazer mais do que apenas jogar com o aparelho.

A bateria possui 6.550 mAh e suporta carregamento rápido de 45 W, havendo adaptador compatível na caixa. Apesar de parecer pequena, a célula foi adaptada para o menor tamanho, e ainda deve garantir boa autonomia caso a Lenovo tenha otimizado o sistema operacional corretamente. Também é nesse ponto em que vemos outro aspecto curioso do Y700: a presença de duas portas USB-C, uma na lateral (por onde a recarga rápida é feita) e outra na base.

Enquanto o conector da lateral opera no padrão USB 3.1 Gen 2, oferecendo velocidade de transferência de até 10 Gbps (1 GB/s) e sinal de vídeo DisplayPort para monitores externos, a porta da base é limitada ao USB 2.0, com velocidade de 480 Mbps (48 MB/s). Observando os materiais de divulgação, é possível compreender que a ideia seria permitir o uso de periféricos como mouses, teclados e fones ao mesmo tempo em que o tablet é ligado à tomada.

No mais, estão presentes Wi-Fi 6E Dual Band, Bluetooth 5.3, som estéreo otimizado pela JBL e sistema Android 13, rodando sob a interface ZUI 14. Como má notícia, não há qualquer previsão ou promessa de atualizações, sejam de novas versões de sistema, sejam de updates de segurança.

Preço e disponibilidade

O Lenovo Legion Y700 (2023) chega ainda em março em "países selecionados" da África, Ásia, Europa e Oriente Médio, com preço sugerido de € 599, ou cerca de R$ 3.265 em conversão direta.

Não há informações sobre disponibilidade no Brasil no momento, apesar de haver chances de vermos o aparelho ser trazido para cá, considerando que a gigante já lançou outros tablets por aqui .

Lenovo Legion Y700 (2023): ficha técnica

  • Tela: IPS LCD de 8,8 polegadas, resolução Quad HD+ de 2560 x 1600 pixels, proporção 16:10, taxa de atualização de 144 Hz, brilho típico de 500 nits
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen 1
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento interno: 256 GB
  • Câmera traseira: 13 MP (Principal) + 2 MP (Macro)
  • Câmera frontal: 8 MP
  • Dimensões: 208,5 x 129,5 x 7,6 mm
  • Peso: 350 g
  • Bateria: 6.550 mAh com carregamento de 45 W
  • Extras: Wi-Fi 6E Dual Band, Bluetooth 5.3, 1x USB-C 3.1 Gen 2 (10 Gbps), 1x USB-C 2.0 (480 Mbps), som estéreo otimizado pela JBL
  • Cores disponíveis: Storm Grey (cinza)
  • Sistema operacional: Android 13, sob a ZUI 14

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!