Quase um ano depois de ser apresentado na China, o tablet gamer Lenovo Legion Y700 (2023) acaba de estrear de surpresa no mercado global. Ainda que traga especificações um tanto defasadas, o dispositivo é bastante potente e busca chamar a atenção do público pelo tamanho mais compacto frente a outros tablets, bem como por recursos pensados para games, incluindo a tela de alta taxa de atualização, melhor controle do desempenho e a presença de duas portas USB.
- Snapdragon 8 Gen 4 pode ser ao menos 33% mais veloz que Apple A18 Pro
- Suposto Snapdragon 8s Gen 3 ganha data de lançamento
Por ter sido lançado originalmente em julho do ano passado, o Legion Y700 conta com uma ficha técnica um pouco antiga, mas que segue capaz de rodar a maior parte dos jogos mais pesados disponíveis na Google Play Store. O aparelho vem equipado com processador Snapdragon 8 Plus Gen 1 e, no modelo global, está disponível em versão única com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, junto de slot para expansão com cartões MicroSD de até 1 TB.
A plataforma é de 2022 e fornece performance que fica atrás de tablets premium como o Galaxy Tab S9 , munido do mais moderno Snapdragon 8 Gen 2 , porém é superior à maioria dos tablets mais acessíveis e até de boa parcela de smartphones intermediários avançados. A Lenovo também está ciente disso e parece ter controlado o preço para tornar o lançamento mais atraente.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
Outro ponto importante para se ficar de olho é que este não é o Legion Y700 que a marca apresentou em 2022 . O modelo mais antigo adota processamento menos poderoso com Snapdragon 870, além de oferecer um design simplificado e um número menor de recursos. A versão que chega agora globalmente emprega mais poder de fogo e elementos de design vistos em alguns celulares da Motorola .
Além dos recursos gamer, como app para gerenciamento do desempenho, o maior diferencial do Legion Y700 está na tela e no seu tamanho: temos um display IPS LCD de 8,8 polegadas em proporção 16:10, mais alta, com resolução Quad HD+ de 2560 x 1600 pixels e taxa de atualização de 144 Hz. Essas características colocam o dispositivo em uma categoria cada vez mais rara de tablets compactos, sendo uma opção para quem não consegue lidar com os modelos de 10 polegadas ou mais.
Como é costume em tablets, a novidade traz lentes simples, embarcando um sensor frontal de 8 MP e uma dupla de câmeras traserias, com sensor principal de 13 MP e macro de 2 MP. O conjunto deve ser suficiente para videochamadas e escaneamento de documentos, caso o usuário pretenda fazer mais do que apenas jogar com o aparelho.
A bateria possui 6.550 mAh e suporta carregamento rápido de 45 W, havendo adaptador compatível na caixa. Apesar de parecer pequena, a célula foi adaptada para o menor tamanho, e ainda deve garantir boa autonomia caso a Lenovo tenha otimizado o sistema operacional corretamente. Também é nesse ponto em que vemos outro aspecto curioso do Y700: a presença de duas portas USB-C, uma na lateral (por onde a recarga rápida é feita) e outra na base.
Enquanto o conector da lateral opera no padrão USB 3.1 Gen 2, oferecendo velocidade de transferência de até 10 Gbps (1 GB/s) e sinal de vídeo DisplayPort para monitores externos, a porta da base é limitada ao USB 2.0, com velocidade de 480 Mbps (48 MB/s). Observando os materiais de divulgação, é possível compreender que a ideia seria permitir o uso de periféricos como mouses, teclados e fones ao mesmo tempo em que o tablet é ligado à tomada.
No mais, estão presentes Wi-Fi 6E Dual Band, Bluetooth 5.3, som estéreo otimizado pela JBL e sistema Android 13, rodando sob a interface ZUI 14. Como má notícia, não há qualquer previsão ou promessa de atualizações, sejam de novas versões de sistema, sejam de updates de segurança.
Preço e disponibilidade
O Lenovo Legion Y700 (2023) chega ainda em março em "países selecionados" da África, Ásia, Europa e Oriente Médio, com preço sugerido de € 599, ou cerca de R$ 3.265 em conversão direta.
Não há informações sobre disponibilidade no Brasil no momento, apesar de haver chances de vermos o aparelho ser trazido para cá, considerando que a gigante já lançou outros tablets por aqui .
Lenovo Legion Y700 (2023): ficha técnica
- Tela: IPS LCD de 8,8 polegadas, resolução Quad HD+ de 2560 x 1600 pixels, proporção 16:10, taxa de atualização de 144 Hz, brilho típico de 500 nits
- Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Plus Gen 1
- Memória RAM: 12 GB
- Armazenamento interno: 256 GB
- Câmera traseira: 13 MP (Principal) + 2 MP (Macro)
- Câmera frontal: 8 MP
- Dimensões: 208,5 x 129,5 x 7,6 mm
- Peso: 350 g
- Bateria: 6.550 mAh com carregamento de 45 W
- Extras: Wi-Fi 6E Dual Band, Bluetooth 5.3, 1x USB-C 3.1 Gen 2 (10 Gbps), 1x USB-C 2.0 (480 Mbps), som estéreo otimizado pela JBL
- Cores disponíveis: Storm Grey (cinza)
- Sistema operacional: Android 13, sob a ZUI 14
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Cinemark lança promoção com ingresso grátis para filmes do Oscar
- Copilot está mais poderoso e oferece GPT-4 Turbo de graça
- Os 10 melhores jogos de corrida para Android
- A tragédia da vida de Jake Lloyd, o ator que fez o jovem Anakin
- Erupção solar causa apagão de rádio no Brasil
- Programa do IRPF 2024 já está disponível; veja como baixar