O pneu é um componente de extrema importância para os carros, pois, como já explicamos em outros conteúdos , é o único ponto de toda a carroceria que fica em contato direto e constante com o solo.
Os compostos apresentam diferentes tipos e medidas e, dentre os que mais têm sido falados atualmente, está o pneu de perfil baixo. Você já ouviu falar ou sabe o que é um pneu de perfil baixo? Não? Sem problemas. O Canaltech te explica.
O que é o perfil do pneu?
Antes de falar especificamente sobre o que é um pneu de perfil baixo, é importante explicar, de maneira bem simples, o que é o perfil de um pneu.
-
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-
O perfil do pneu nada mais é do que a parte de borracha existente entre o ponto que o composto toca o solo e o ponto em que ele entra em contato com a roda do carro.
A importância de escolher bem o perfil dos pneus que irão calçar as rodas tem ligação tanto com a estética quanto com a dirigibilidade, e é aí que entra a preferência de muitas pessoas pelo pneu de perfil baixo.
O que é um pneu de perfil baixo?
O perfil de um pneu é medido pelo percentual entre a altura e a largura da seção do composto em milímetros. Vamos pegar como exemplo um pneu com as medidas 225/45/R17.
Nesse caso, como o pneu tem 22,5 cm de largura, o perfil é 45% dessa medida — 10,125 cm — e está pronto para ser montado em uma roda de 17 polegadas (R17). Para ser considerado um pneu de perfil baixo, a medida precisa ser igual ou inferior a 55%.
Vantagens e desvantagens do pneu de perfil baixo
Como tudo na vida, a escolha pelo uso de um pneu de perfil baixo tem vantagens e desvantagens para o motorista.
Esse tipo de composto é normalmente indicado para carros mais esportivos, pois tornam o visual mais agressivo e asseguram maior poder de frenagem em altas velocidades.
Atualmente, porém, é comum encontrar carros “comuns” equipados com pneus de perfil baixo. A escolha vem se tornando cada vez mais popular pela série de vantagens que seu uso oferece. Há, porém, pontos de atenção.
Vantagens
- Deixam o carro mais bonito e imponente
- Aumentam a estabilidade e o poder de frenagem
- São menos propensos à aquaplanagem por terem as bandas de rodagem mais largas
Desvantagens
- Tornam o rodar do carro menos confortável
- Absorvem menos impacto e evita menos danos à suspensão
- São menos resistentes a buracos ou guias por terem menos borracha na lateral
- Demandam maior frequência na calibragem
E aí: acha que vale a pena colocar pneu com perfil baixo no seu carro? Ou as desvantagens fizeram você desistir da ideia. Comente conosco em nossas redes sociais.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Ciência define a partir de qual idade a pessoa é "velha"
- Recorde na expectativa de vida humana vai ser quebrado em 2060
- Pintura rupestre revela história milenar da ocupação na Amazônia
- 13 apps Beta para instalar no Android e no iOS
- Tartarugas Ninja retornam às raízes com nova série tosca e violenta
- Governo quer imposto para taxar carros elétricos por peso