X-Men '97 | A abertura clássica é um plágio de uma música brasileira?
Felipe Demartini
X-Men '97 | A abertura clássica é um plágio de uma música brasileira?

Um dos temas mais clássicos da animação dos anos 1990 voltou a tocar no Disney + com a estreia de X-Men '97 . A nova versão, que serve como uma continuação direta do antigo desenho dos mutantes , também reviveu uma discussão antiga sobre o possível plágio da música de abertura, com duas acusações desse tipo rondando a produção.

Uma delas, inclusive, está relacionada a uma canção do brasileiro Hermeto Pascal, enquanto a outra foi motivo de um processo iniciado na justiça dos Estados Unidos em 2019. Em ambos os casos, estão semelhanças importantes com a clássica canção-tema dos mutantes, lembrado ainda mais do que o próprio desenho e trilha sonora das manhã de desenho animado de toda uma geração.

Nenhum dos casos parece definido, enquanto alguns dos envolvidos no suposto plágio parecem não se importar tanto com isso. Conheça cada história e tire suas próprias conclusões, então:

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

Um clássico nacional

O caso brasileiro está relacionado à música Papagaio Alegre , lançada em 1984 por Hermeto Pascoal e parte do álbum Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca. A similaridade é clara já nos primeiros segundos da canção, com os clássicos acordes da abertura de X-Men aparecendo após uma introdução de baixo.

Os comentários sobre a “semelhança” são antigos e, em 2022, o perfil oficial de Pascoal brincou com o caso no Instagram . A pergunta lançada aos fãs envolve “inspiração ou acaso universal”, com a conta deixando na mão dos seguidores decidir se a composição de Ron Wasserman para o desenho original foi influenciada pela obra do músico brasileiro.

O próprio Pascoal, porém, não parece se importar muito com o assunto. Em entrevista ao site Metrópoles, ele diz acreditar que o músico conhece sua obra e fez uma variação na abertura de X-Men , mas em um tom menor; sobre o eventual plágio, porém, o músico pede que os fãs “não esquentem a cabeça” e deixem o assunto para lá.

Advogados em contato

Mais séria, porém, foi a acusação feita por Zoltan Krisko, administrador do espólio do pianista húngaro Gyorgy Vulkan. Em um processo iniciado na justiça americana em outubro de 2019, ele acusa a Marvel e a Fox de terem plagiado uma composição do músico que serve de tema para o seriado de ação Linda , que foi ao ar na Hungria entre 1984 e 1989.

Na ocasião, até mesmo empresas de streaming que tinham o desenho animado dos X-Men em seu catálogo, como Apple , Amazon e Disney , foram acionadas judicialmente. No processo, Krisko afirma que o tema teve papel importante no sucesso da animação, enquanto seus criadores estiveram em contato com o cinema húngaro em meados dos anos 1980, quando teriam decidido “importar” a composição para os EUA.

A trama se tornou mais complexa ainda em outubro de 2019, quando um podcaster especializado em soul music chamado Francesco Rota indicou que as duas composições teriam raízes em comum. A origem seria a canção The Cool Look , publicada em 1982 pelo artista Francesco Ruffino como parte de uma compilação chamada Glamour & Romance.

A descoberta afastaria ainda mais qualquer acusação, já que a canção é parte de uma biblioteca licenciada para uso, justamente, em filmes e programas de TV. A conclusão de Rota é que tanto o tema de Linda quanto o de X-Men seriam covers de The Cool Look e não podem ser categorizadas como plágios. Até o momento de publicação, não há informações sobre o andamento do processo movido por Krisko.

Em tempo: há quem diga ainda que há mais uma inspiração oculta no famoso tema de Wasserman para os X-Men , que chegou a aparecer até mesmo em filmes do MCU, o Universo Cinematográfico da Marvel . A influência aqui seria da eterna Whitney Houston , no refrão da canção I’m Your Baby Tonight , lançada em 1990 e que também dá nome ao terceiro álbum de estúdio da cantora.

Em X-Men '97 , a clássica música-tema aparece em uma nova versão. Enquanto o caráter original é preservado, ela vem modernizada e é creditada a Haim Saban e Shuki Levy, que também estão nos créditos sonoros do desenho original. A nova temporada, com 10 capítulos, está disponível no Disney+ .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!