O WhatsApp Prime é mais uma dessas versões não oficiais do WhatsApp com a promessa de recursos que não existem no app original. Na teoria, tudo parece ótimo, mas na prática é um aplicativo que não é reconhecido pelo mensageiro e usá-lo pode resultar no banimento da sua conta no mensageiro da Meta .
O que é o WhatsApp Prime?
O WhatsApp Prime é um mod do WhatsApp para Android com uma série de funções adicionais, como a opção de ver arquivos de mídia sem baixá-los e maior limite de transferências. O app não está disponível na Play Store e não possui vínculo oficial com o Zap, o que torna seu uso arriscado.
5 motivos para não usar o WhatsApp Prime
Caso você ainda pense em baixar o app, veja alguns motivos para mudar de ideia:
-
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-
5. Não é oficial
O WhatsApp Prime não é uma versão oficial do mensageiro e o WhatsApp proíbe o uso dessas modificações, com risco de banimento da conta. Além disso, usar o mod deixa você de fora do ciclo de atualizações do Zap, que incluem correções de segurança e novidades (algumas até prometidas pelo mod), e não tem a cobertura da empresa para qualquer problema vivenciado na plataforma.
4. Não está na Play Store
O aplicativo não pode ser encontrado na Play Store ou em qualquer outra loja de apps confiável e compatível com o Android — isso significa que você precisa baixar um APK e instalá-lo manualmente no aparelho.
A prática pode expor o seu celular a malwares, especialmente se você não consultar a origem do arquivo. O próprio Android consegue rastrear APKs antes da instalação em busca de ameaças, mas é muito importante tomar cuidado para não baixar apps de fontes desconhecidas.
3. Sem criptografia e riscos de privacidade
Por padrão, o WhatsApp aplica criptografia de ponta a ponta nas suas conversas e garante que apenas as pessoas envolvidas no chat tenham acesso às mensagens e aos arquivos de mídia.
Porém, ao recorrer a um app não oficial, não há garantia nenhuma de que os chats são criptografados. Existe a possibilidade de as mensagens passarem pelos servidores do app — só esse processo já abre uma brecha para invasores, sem considerar o fato de que não dá para saber se o histórico fica armazenado em algum local pelos desenvolvedores.
Os problemas não param por aí: você ainda pode expor dados pessoais ao liberar a permissão de uso de câmera, lista de contatos, microfone e outros recursos dos celulares. Como não existem informações bem claras sobre quem está por trás do app, não é recomendável ceder tanto acesso ao aparelho.
2. O app pode ser desinstalado sozinho
O Google Play Protect funciona como um antivírus no celular e verifica todos os aplicativos instalados. A ferramenta pode emitir um alerta sobre o uso de apps falsos e, em casos extremos, tem permissão para desinstalá-los.
O suporte do WhatsApp afirma que o Google pode desativar e desinstalar as ferramentas por “questões de segurança” e o aviso ocorre quando alguém provavelmente usa uma versão não oficial e não autorizada do mensageiro.
1. Sua conta pode ser banida
O WhatsApp Prime pode resultar na sua conta banida e proibida de acessar o mensageiro, mesmo pela versão oficial. A Meta reforça que os apps não oficiais violam os termos de serviço da plataforma e isso serve como um motivo para punições.
A primeira consequência é um banimento temporário, que bloqueia o acesso à plataforma por um intervalo de tempo. Caso você não troque para o WhatsApp original, há a chance de ter a conta permanentemente banida e perder o acesso ao histórico de conversas.
Vale lembrar que todos os motivos acima são aplicáveis a outros mods alternativos, como WhatsApp GB e WhatsApp Plus .
Como usar uma versão diferente do WhatsApp?
Sim, o WhatsApp não tem tantas opções de personalização como muita gente gostaria, mas ainda é possível buscar por uma alternativa oficial: o WhatsApp Business , versão indicada para empresas e trabalhadores autônomos, mas pode ser usada por qualquer pessoa sem restrição .
O Business traz alguns recursos exclusivos de personalização, como a possibilidade de incluir uma foto de capa, separar mensagens por etiquetas e criar respostas automáticas. Por outro lado, toda conta profissional necessariamente é pública, então você não pode aplicar alguns ajustes de privacidade para limitar seus dados a desconhecidos.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Galaxy S22 pode receber Galaxy AI no fim das contas
- WhatsApp ganha novo visual no Android com barra inferior
- LG lança ar-condicionado Bi-Split Frio capaz de resfriar dois ambientes
- Talvez o Sol já esteja em atividade máxima. O que isso significa?
- Atualização do PS5 melhora áudio do DualSense
- WhatsApp poderá transcrever áudios no Android