Fediverso | Threads começa a testar conexão com outras redes
André Lourenti Magalhães
Fediverso | Threads começa a testar conexão com outras redes

A Meta anunciou uma versão de testes da integração do Threads com o fediverso — uma federação de redes sociais descentralizadas. Isso significa que as pessoas podem compartilhar os posts feitos no app em outras plataformas vinculadas, como o Mastodon .

O fediverso já fazia parte dos planos da Meta desde o lançamento do Threads, com o objetivo de criar uma rede descentralizada e que não dependesse apenas de um servidor para armazenar todas as informações. Caso uma pessoa tenha uma conta no Mastodon, ela pode usar a plataforma para encontrar o perfil e as publicações de alguém que só tem conta no microblog da Meta, por exemplo.

Quem inaugurou a nova era foi o prório CEO da Meta Mark Zuckerberg , que celebrou o primeiro post no fediverso:

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Publicado por @zuck
Ver no Threads

O recurso ainda está em fase Beta, portanto tem algumas limitações. O chefe do Instagram , Adam Mosseri, comentou que ainda não é possível ver as respostas aos posts e os novos seguidores vindos de outras plataformas, mas a contagem de curtidas considera as interações de todos os apps.

Quem pode usar o fediverso?

A fase inicial da integração do Threads só está disponível em Alemanha, Estados Unidos e Japão. O usuário precisa ter pelo menos 18 anos de idade e uma conta pública na rede para participar do processo — as contas elegíveis podem ativar o recurso na opção "Compartilhamento no fediverso", dentro das configurações da conta.

A novidade da rede social da Meta ajuda a colocar em prática alguns conceitos de internet federada ou descentralizada, normalmente associados à Web 3.0 , que representaria uma nova era na rede mundial de computadores. Para isso, a ferramenta usa o ActivityPub , protocolo desenvolvido pelo World Wide Web Consortium (W3C) com o objetivo de criar um universo de plataformas integradas.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!