Lançamento de foguete russo à ISS é suspenso de repente
Danielle Cassita
Lançamento de foguete russo à ISS é suspenso de repente

Um trio de astronautas iria à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quinta-feira (21), mas a missão foi suspensa quando faltavam 20 segundos para o lançamento. O foguete Soyuz deveria ter deixado a plataforma às 10h21, no horário de Brasília.

Segundo um comunicado de Yuri Borisov, diretor da agência espacial russa Roscosmos, o lançamento foi abortado devido a um problema em uma bateria. “Acabamos de descobrir em uma reunião da comissão estatal que o motivo [do ocorrido] foi uma queda na voltagem da fonte de corrente química”, escreveu ele no mensageiro Telegram .

O foguete levaria a astronauta da NASA Tracey Caldwell Dyson, acompanhada do cosmonauta Oleg Novitskiy e de Marina Vasilevskaya, da Bielorrússia. “Sem visitantes à Estação Espacial Internacional hoje”, observou Rob Navias durante a live da missão. “A próxima oportunidade de lançamento, contando com a resolução do que aconteceu hoje, seria na manhã de sábado”, acrescentou.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

Os principais veículos espaciais da Rússia são os foguetes e espaçonaves Soyuz, usados com frequência para levar astronautas e cosmonautas à ISS. É extremamente raro que um lançamento do país seja suspenso tão pouco antes de o foguete deixar a plataforma.

Entretanto, isso não significa que o incidente seja inédito. Em outubro de 2018, um foguete Soyuz seria lançado à ISS levando um astronauta da NASA e um cosmonauta, mas o veículo falhou menos de dois minutos depois do lançamento. A cápsula precisou ser liberada do foguete, realizando um pouso de emergência.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!