O Problema dos 3 Corpos , série de ficção científica que chegou nesta quinta-feira (21) à Netflix , é uma adaptação do livro de mesmo nome de Liu Cixin — o primeiro de uma trilogia chinesa que se tornou um sucesso em todo o mundo.
- O Problema dos 3 Corpos | Qual é a história do livro adaptado pela Netflix?
- Crítica O Problema dos 3 Corpos | Obra da Netflix é sci-fi grandioso e brilhante
Vencedor do Prêmio Hugo e indicado ao Nebula, ambos na categoria de Melhor Romance, o título teve seus direitos de produção adquiridos pelo streaming ainda em 2020, quando a plataforma anunciou os criadores de Game of Thrones , David Benioff e D. B. Weiss, além do roteirista Alexander Woo ( The Terror: Infamy ) como os nomes à frente do projeto.
Se engana, porém, quem pensa que a produção da Netflix é a primeira a levar essa complexa história para as telinhas. Desde 2008, a Tecent, um dos maiores conglomerados de mídia chineses, já havia obtido os direitos de adaptação da produção.
-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-
A empresa, a princípio, tinha como intuito fazer um filme baseado no drama sci-fi — longa-metragem que chegou até mesmo a ser gravado, mas nunca saiu da pós-produção. Devido aos problemas iniciais, a companhia optou, portanto, em reformular a ideia e apostar em uma série de TV extensa, que conseguisse abranger toda a complexidade da história.
Série chinesa estreou em 2023
Chamado Three-Body , o show começou a ser produzido ainda em 2020, quando diretor Lei Yang assumiu o comando das gravações e as estrelas Zhang Luyi, Hewei Yu e Chen Jin/Wang Ziwen foram anunciadas, respectivamente, como o protagonista Wang Miao, o detetive Shi Qiang (também chamado de Da Shi) e a astrofísica Ye Wenjie.
Assim como o livro de Liu Cixin (e a série da Netflix), Three-Body inicia sua história nos anos 60, durante a Revolução Cultural Chinesa, quando a astrofísica Ye Wenjie vê seu pai ser assassinado, é acusada de traição e condenada ao exílio em um projeto militar secreto do governo.
Nesse local, a jovem toma uma decisão que tem consequências devastadoras para toda a humanidade, mas que só começa a ter impacto dali quarenta anos, quando Wang Miao, um dos maiores especialistas em nanomateriais da China, é recrutado pelo detetive Shi Qiang para uma missão.
A comando de uma série de autoridades do país, Qiang está investigando uma onda avassaladora de suicídios ocorridos em meio a comunidade científica e que não possuem aparente explicação, embora soem bastante misteriosos.
Lançada em janeiro do ano passado no canal chinês CCTV, a série ganhou uma primeira temporada de 30 episódios, que variavam entre 40 e 50 minutos e esmiuçavam ao máximo a história do livro.
Transmitidos um por dia, ao longo de mais de um mês, eles foram muito bem recebidos pelo público chinês, que elogiou especialmente a fidelidade ao material original e a forma como os aspectos culturais da história foram mantidos.
O assunto, inclusive, ganhou ainda mais projeção após a Netflix começar a divulgar materiais sobre a sua versão da trama, já que diferente da produção chinesa, o streaming optou por globalizar sua produção.
Produção já está no Peacock
O sucesso de Three-Body na TV da China fez com que o Peacock se interessasse pela produção e adquirisse junto a Tecent os direitos para transmiti-la em outros lugares do mundo onde o streaming atua.
Assim, em 10 de março de 2024, nada menos do que onze dias antes da estreia da Netflix (uma das grandes rivais do Peacock nos EUA), a série chegou ao catálogo do serviço com áudio original em chinês e legendas em inglês. E, claro, aproveitando muito do hype em torno da história, em alta no momento.
Para quem ficou curioso pela produção chinesa, vale dizer que a série já foi renovada para uma segunda temporada — ainda sem data oficial de lançamento, mas que irá se debruçar sobre os acontecimentos do segundo livro da série, A Floresta Sombria — e ganhará um spin-off focado no detetive Da Shi, ainda sem muitos detalhes revelados.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Cientistas fazem duas IAs conversarem entre si pela 1ª vez
- Passagem de estrelas vizinhas mudou a órbita da Terra
- WhatsApp ganha novo visual no Android com barra inferior
- Fallout | Amazon divulga cena inédita do live-action
- 5 motivos para não usar o WhatsApp Prime
- Galaxy S22 pode receber Galaxy AI no fim das contas