Às vezes, o que a ciência acreditava ser uma espécie, na verdade é outra totalmente nova, com nenhum outro até então registrado. Foi o que aconteceu com um tubarão-fantasma de olhos verdes e brilhantes encontrado na Tailândia. Depois de uma análise minuciosa, os especialistas do Pacific Shark Research Center at San Jose State University in California descobriram se tratar de uma espécie inédita.
- 5 tubarões tão assustadores que vão te fazer gelar a espinha
- Nova espécie de tubarão tem dentes semelhantes aos de humanos
Nas descobertas relatadas no periódico Raffles Bulletin of Zoology , a equipe interdisciplinar conta que observou a fundo os dados genéticos de um tubarão-fantasma e conduziu análises morfológicas até chegar a essa conclusão.
Tudo começou em 2018, quando o peixe excêntrico foi encontrado a uma profundidade de 775 metros no Mar de Andamão, na costa da Tailândia. O espécime foi originalmente atribuído a uma espécie já existente, chamada Chimaera aff. macrospina .
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
Nova espécie
Quando os pesquisadores perceberam que era uma nova espécie, batizaram de Chimaera supapae , em homenagem a um importante pesquisador da área, o professor Supap Monkolprasit, que morreu em 2013.
Algumas das informações que ajudaram a reconhecer a Chimaera supapae enquanto nova espécie foram os tamanhos de sua cabeça (bem grande, em comparação com o seu corpo) e de seu "nariz", bem curto. Outro fator importante para definir a espécie foi o par de olhos grandes e ovais que ocupa mais de 30% da cabeça.
Além disso, a pele marrom-escura não apresentava linhas ou padrões perceptíveis, e o peixe tinha um espinho dorsal no topo da cabeça.
A Chimaera supapae pode ser definida como um peixe cartilaginoso da ordem dos peixes mais antigos vivos hoje, os Chimaeriformes (quimeras) , parentes distantes de tubarões e raias.
Criatura das profundezas
Na publicação científica, os autores explicam que as quimeras fazem parte das criaturas das profundezas do oceano , encontradas a aproximadamente 500 metros abaixo da superfície. Os peixes dessa ordem costumam se alimentar de outros animais que vivem no fundo do mar, como crustáceos, moluscos e vermes.
Atualmente, o oceano ainda tem seus mistérios, e esconde um verdadeiro universo que o ser humano ainda foi incapaz de descobrir por completo. A cada ano, novas espécies são descobertas nas profundezas do oceano .
No caso dessa nova espécie de tubarão-fantasma, os olhos grandes e verdes de não são por acaso. A teoria dos pesquisadores é que essas características ajudam o animal a enxergar nas águas escuras.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Tomografia do copo Stanley revela onde está o chumbo
- O Problema dos 3 Corpos | Por que a série tem esse nome?
- WhatsApp ganha novo visual no Android com barra inferior
- Lollapalooza 2024 | Como assistir aos shows ao vivo
- Instagram caiu? Rede desconecta usuários nesta quinta (21)
- Destaque da NASA: Fobos, lua de Marte, é a foto astronômica do dia