Confirmando diversos vazamentos , a Samsung lançou de surpresa nesta segunda-feira (25) o Galaxy Tab S6 Lite (2024), versão atualizada do tablet básico anunciado pela marca em 2020 . Como o nome sugere, o aparelho é praticamente idêntico ao modelo original e à versão revisada em 2022 , trazendo como únicas mudanças o processamento atualizado com um chip misterioso, conexão Bluetooth mais moderna e Android 14 de fábrica.
- Galaxy M55 ganha mais fotos e prováveis especificações com Snapdragon 7 Gen 1
- POCO pode lançar seu primeiro tablet em breve
Galaxy Tab S6 Lite ganha versão 2024
A maioria das especificações da nova versão do Galaxy Tab S6 Lite são as mesmas dos modelos mais antigos, começando pelo design. O corpo é composto de uma peça única de alumínio, com linhas de plástico nas extremidades para permitir a passagem de sinal das antenas, e há bordas pouco espessas ao redor da tela, seguindo o que outros tablets têm feito. Devemos ter três opções de cores: preto, verde-claro — uma das novidades — e rosa.
O display de 10,4 polegadas é básico, embarcando painel TFT LCD com resolução de 2000 x 1200 pixels e taxa de atualização de 60 Hz. Como tem sido costume na linha de tablets da empresa, há uma caneta S Pen no pacote, que busca torná-lo uma opção atraente para quem procura por um tablet acessível para estudar ou trabalhar. Complementa a proposta a presença do modo desktop da gigante, o DeX.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
É no processamento em que temos a principal mudança: o Galaxy Tab S6 Lite (2024) vem equipado com um processador octa-core de velocidade de até 2,4 GHz, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. A Samsung não cita qual seria o chip, mas as especificações e os vazamentos indicam que a plataforma usada é o Exynos 1280 , solução presente no Galaxy A53 que curiosamente tem desempenho pouco melhor que o Snapdragon 720G empregado no Tab S6 Lite (2022).
Junto a um ganho modesto de até 15% de performance, as vantagens do componente mais novo estão nos saltos em gráficos, com a GPU quase três vezes mais potente segundo os benchmarks, além de conexões mais modernas. Há 4G embutido, bem como Wi-Fi 5 Dual Band e Bluetooth 5.3, sendo este último mais uma novidade do pacote. A adoção do Bluetooth mais recente deve fornecer maior velocidade e estabilidade ao usar fones de ouvido e acessórios sem fio.
As câmeras são outro aspecto simples, similares às das gerações anteriores, adotando sensor traseiro de 8 MP com foco automático e uma lente de selfies de 5 MP, conjunto suficiente para videochamadas e escaneamento de documentos.
A bateria de 7.040 mAh com recarga de 15 W é mais um item mantido, mas curiosamente houve uma queda na autonomia prometida: segundo a página da Samsung, as promessas de tempo de uso caíram de uma a duas horas, dependendo da tarefa, com a redução mais acentuada sendo vista ao utilizar o 4G. O mais provável é que os ganhos do processador tenham impactado a célula de energia. Apesar disso, as perdas não devem ser tão perceptíveis no uso diário.
De resto, o Galaxy Tab S6 Lite (2024) possui som estéreo com áudio espacial Dolby Atmos, porta USB-C — conector nem sempre garantido nessa faixa de preço — e Android 14 rodando sob a One UI 6.1, escolha bem-vinda que fornece recursos mais modernos que os antecessores. A má notícia é que não há promessas de atualizações, ao menos por enquanto.
Preço e disponibilidade
O Samsung Galaxy Tab S6 Lite (2024) aparece listado apenas no site da marca na Romênia até o momento, e ainda não possui detalhes de disponibilidade e preço — é possível que tenhamos mais detalhes em breve, conforme outros países recebam o aparelho.
O Brasil deve estar entre as regiões contempladas: tanto a versão com 4G (modelo SM-P625) quanto a variante equipada apenas com Wi-Fi (SM-P620) já foram homolagadas pela Anatel , e parecem estar apenas aguardando o anúncio da gigante sul-coreana.
Samsung Galaxy Tab S Lite (2024): ficha técnica
- Tela: TFT LCD de 10,4 polegadas com resolução de 2000 x 1200 pixels, taxa de atualização de 60 Hz
- Processador: Octa-core (possivelmente Samsung Exynos 1280)
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento: 64 GB
- Câmera traseira: 8 MP (Principal, AF)
- Câmera frontal: 5 MP
- Dimensões: 244,5 x 154,3 x 7,0 mm
- Peso: 467 g
- Bateria: 7.040 mAh com carregamento de 15 W
- Extras: 4G, Wi-Fi 5 Dual Band, Bluetooth 5.3, alto-falante estéreo com Dolby Atmos, USB-C, modo desktop DeX
- Cores disponíveis: cinza, verde e rosa
- Sistema operacional: Android 14, sob a One UI 6.1
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Brasil pode proibir circulação de carros a gasolina em 2040
- Review Redmi Note 13 Pro | O celular veloz com câmera de 200 MP
- Tomografia do copo Stanley revela onde está o chumbo
- O Problema dos 3 Corpos | Por que a série tem esse nome?
- Rumo à cura da AIDS, edição genética elimina HIV das células
- Tempestade solar mais forte em 7 anos atinge a Terra