O TikTok anunciou, nesta segunda-feira (25), a criação de um “Conselho Juvenil” para aumentar a segurança de adolescentes na rede social. O comitê é formado por 15 jovens com idades entre 15 e 18 anos que representam comunidades de diferentes países, incluindo o Brasil.
- Como deixar o TikTok mais seguro | 7 dicas
- Deputados dos EUA aprovam lei que pode banir o TikTok no país
A iniciativa foi desenvolvida a partir de uma pesquisa global com mais de 12 mil adolescentes e pais de jovens na faixa de 13 a 17 anos que revelou o interesse desse público em discutir temas mais sensíveis e que envolvem segurança em ambiente online junto às plataformas.
Conselho juvenil do TikTok
Segundo o TikTok, o “Conselho Juvenil” foi criado em parceria com a Praesidio Safeguarding, uma agência britânica especializada em proteção online, e inclui jovens de Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, México, Indonésia, Irlanda, Quênia e Marrocos.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
O grupo realizou a sua primeira reunião em dezembro de 2023 e finalizou recentemente o segundo encontro, que contou com a presença do CEO da rede social, Shou Chew. Nessa ocasião, o conselho definiu uma agenda de prioridades para o ano, incluindo:
- Focar em ações para garantir o bem-estar e inclusão dos adolescentes na plataforma;
- Solicitar informações sobre denúncias e bloqueios para entender o que acontece depois que uma denúncia é feita;
- Contribuir para o Portal da Juventude do TikTok, que está atualmente sendo redesenhado.
Em comunicado, a rede social divulgou os resultados dos primeiros encontros do conselho com o comentário de um dos jovens do grupo.
“Fiquei muito emocionado e grato por ser nomeado para o Conselho Juvenil do TikTok. Espero contribuir ativamente nas discussões para promover a inclusão, a criatividade e um ambiente positivo. Achei o primeiro encontro emocionante, e já tivemos algumas ideias e expressamos nossas opiniões. Acho que este é um grande grupo de jovens e mal posso esperar para ver o que conselho vai fazer”, disse o membro norte-americano de 15 anos.
De acordo com o TikTok, nos primeiros encontros os jovens debateram ainda sobre a importância de campanhas educativas. Nos próximos meses, a rede social promete lançar materiais para combater a desinformação e educar o público sobre conteúdos gerados por IA.
A iniciativa da plataforma com foco na proteção dos adolescentes acompanha mudanças de comportamento desse público no ambiente online. Recentemente, um estudo mostrou que os jovens têm trocado o Google pelo TikTok como buscador .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Review Redmi Note 13 Pro | O celular veloz com câmera de 200 MP
- Brasil pode proibir circulação de carros a gasolina em 2040
- Tomografia do copo Stanley revela onde está o chumbo
- O Problema dos 3 Corpos | Por que a série tem esse nome?
- Rumo à cura da AIDS, edição genética elimina HIV das células
- 8 modelos de planilhas prontas para controle de gastos mensais