Como é o cérebro de quem acredita em teorias da conspiração
Nathan Vieira
Como é o cérebro de quem acredita em teorias da conspiração

Se você já tenha se deparado com alguma teoria da conspiração e pensou “mas quem acredita nisso?”, saiba que não está sozinho: vários pesquisadores questionam a mesma coisa, de modo que alguns deles buscam justamente entender se existem diferenças cerebrais por parte desse público.

Uma coisa que se tem em mente, nesse sentido, é que o cérebro sempre busca entender o mundo exterior, ao detectar e aprender padrões. A situação foge do eixo, no entanto, quando esse reconhecimento de padrões une pontos em dados aleatórios e chega ao que os cientistas vêm chamando de percepção ilusória.

O conceito está presente em um artigo da European Journal of Social Psychology, que sugere que aqueles inclinados a uma forma de pensar mais conspiratória também são mais propensos a encontrar padrões em obras de arte caóticas.

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

E por falar em coisas caóticas, a revista Research and Politics chegou a apontar que teorias da conspiração surgem pela “necessidade do caos” , ou seja, o motivo para compartilhar uma teoria é fazer “o circo pegar fogo”.

Percepção ilusória alimenta conspiração

Assim, o cérebro das pessoas que acreditam em teorias da conspiração pode estar mais sujeito a esse conceito de percepção ilusória, conforme reforça um artigo da Personality and Individual Differences, feito durante a pandemia, em 2020 — um período que foi um prato cheio para os conspiradores.

“Os crentes da teoria da conspiração podem achar difícil acreditar que um vírus possa se originar aleatoriamente no mundo natural porque não se enquadra em sua visão preconcebida de que os eventos têm uma razão e geralmente uma influência humana ou governamental por trás deles”, consta no estudo.

Características de um conspirador

A personalidade também tem um papel na teoria da conspiração. Os autores de um manuscrito publicado pelo periódico Current Opinion in Psychology alegam que o narcisismo é uma característica muito presente entre esse público.

Narcisismo

O argumento é que as pessoas narcisistas acreditam mais facilmente que os outros estão à procura delas, então casa com aquele discurso de “o governo está atrás de nós” e afins.

Psicopatia

Outro estudo da Personality and Individual Differences também é responsável por trazer a hipótese de que psicopatas e sádicos tendem a acreditar em teorias da conspiração , por conta de traços como:

  • Manipulação
  • Cinismo
  • Vaidade
  • Auto-obsessão
  • Impulsividade
  • Insensibilidade
  • Crueldade

No fim das contas, a ciência ainda é incapaz de definir as diferenças exatas no cérebro e na personalidade de algumas pessoas as tornem mais propensas a acreditar em conspirações, mas é um objeto de estudo que pode conquistar cada vez mais espaço.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!