A Sony acaba de atualizar a sua linha de sensores para câmeras com o modelo IMX811, que chama atenção por conta de sua alta resolução de 247 MP. O componente de formato médio (e, portanto, maior que os usados em câmeras DSLR) foi pensado para uso industrial, com características extremas para fins específicos.
- Câmera Leica SL3 chega com vídeos em 8K e botões customizáveis
- 4 câmeras de segurança boas e baratas para uso externo
Ele poderá ser usado em produtos como câmeras de vigilância ou tarefas no campo científico, em que é necessário capturar imagens com resoluções bastante altas.
As especificações do sensor incluem a resolução de 19.200 x 12.800 pixels, em um formato 3:2. É possível realizar 5,3 capturas por segundo com processamento de 16-bit, ou mesmo 12 fps em modo de 12-bit — ambos os casos mostram um ritmo de captura bem mais lento do que o visto em câmeras comerciais, o que é esperado considerando o grande tamanho de cada imagem.
-
Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-
Ainda não é possível afirmar se o sensor será utilizado eventualmente em algum modelo de câmera comercial, mas seu formato grande sugere que precisaria se tratar de um produto completamente novo.
Além disso, uma câmera que traga o Sony IMX811 teria um custo de produção extremamente alto, que se refletiria no preço cobrado a quem comprasse o dispositivo. Para efeito de comparação, uma câmera de formato médio já disponível no mercado é a Phase One IQ4 com sensor de 150 MP, e preço na casa dos US$ 50 mil (ou cerca de R$ 249 mil em conversão direta).
Sensores com altas resoluções se tornaram relativamente comuns em celulares nos últimos anos, com componentes de 108, 180 e até 200 MP como no caso do Galaxy S24 Ultra, por exemplo. No entanto, os smartphones o tamanho físico do componente é bem menor, o que viabiliza seu uso comercial, mas gera sacrifícios em termos de qualidade de imagem.
O lançamento do sensor Sony IMX811 foi feito de forma relativamente discreta por parte da marca chinesa, apenas por meio de um documento listando as suas características técnicas. Por isso ainda não se sabe quando ele chegará a alguma câmera de fato, se é que isso vai ocorrer em um futuro próximo.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Brasil x Espanha | Onde assistir ao amistoso da Seleção ao vivo?
- X-Men '97 quebra recorde do Disney+ e pode trazer de volta outras animações
- Japão vê aumento de casos de infecção por bactéria mortal
- Peixe mais raro do mundo dá cria e se salva da extinção
- iPhone 16 e 16 Pro têm suposto protótipo de design vazado reforçando novidades
- Governo aprova primeira certificadora de apostas online no Brasil