O primeiro chip da Neuralink a ser implantado em um cérebro humano parece ser um caso de sucesso, conforme apontam os dados divulgados pela startup fundada por Elon Musk . O paciente norte-americano Noland Arbaugh, de 29 anos, não teve complicações após a cirurgia e já consegue usar o “poder da mente” para controlar um cursor — este era um dos objetivos do estudo clínico pioneiro. Agora, ele também pode disputar uma corrida no clássico game da Nintendo, Mario Kart . Spoiler : ele terminou em segundo lugar, mas completou toda a prova.
- Neuralink | Como é e quanto custa o chip de Elon Musk
- Veja o primeiro paciente com chip da Neuralink jogando xadrez
Anteriormente, foi mostrado que o primeiro paciente a testar a interface cérebro-máquina da Neuralink também era capaz de jogar uma partida de xadrez e o game Civilization VI. Tudo isso, após passar por uma cirurgia em janeiro deste ano, quando o implante cerebral foi instalado .
Jogando Mario Kart com a mente
O paciente da Neuralink Arbaugh é tetraplégico e não consegue movimentar nenhuma parte do corpo dos ombros para baixo. A perda dos movimentos foi resultado de um acidente que sofreu há oito anos e, desde então, enfrenta inúmeras limitações no seu dia a dia.
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
Com a pesquisa clínica, o jovem viu uma oportunidade de reconquistar parte de sua autonomia, apesar dos riscos potenciais deste tipo de procedimento . Sem ter desenvolvido nenhuma infecção ou problema aparente, Arbaugh está aperfeiçoando os seus novos movimentos com uso do chip no cérebro.
Para entender melhor: o implante cerebral foi projetado para interpretar a atividade neural do paciente. Com isso, é possível controlar um computador ou smartphone simplesmente com a intenção de se mover, ou seja, o poder da mente.
O controle do cursor ocorre sem a necessidade de nenhum movimento físico, nem mesmo a mudança na direção dos olhos, e sem nenhum fio ligando o seu cérebro ao aparelho. É o que o permite jogar Mario Kart e outros inúmeros games.
A seguir, veja Noland Arbaugh jogando Mario Kart com o poder do pensamento, a partir do minuto 18:
Neuralink was kind enough to open their doors for me to tour their headquarters a few weeks back. It was an amazing experience and a day I'll never forget. This was at a company wide meeting at the end of the day. Thank you to everyone who made this possible. Hope y'all enjoy!… pic.twitter.com/YNa2Jtjhnk
— Noland Arbaugh (@ModdedQuad) March 22, 2024
Por enquanto, nenhum estudo científico detalhando os procedimentos e os primeiros resultados com a tecnologia foi publicado em uma revista científica.
Novos voluntários da Neuralink
Em paralelo a essa divulgação dos primeiros feitos do paciente que vive com um chip no cérebro, a Neuralink aproveita para anunciar que está recrutando novos voluntários para o estudo Prime, pela primeira vez, no Canadá. Até então, o recrutamento era restrito aos EUA.
Para participar dos estudos clínicos, é preciso ter mais de 18 anos e ter alguma condição debilitante, como a tetraplegia. Os interessados em contribuir com os experimentos podem se inscrever no Registro de Pacientes, disponível no site da startup fundada por Elon Musk.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Review Kodak Mini Shot 3 | Câmera retrô com impressora para celular
- iPhone 16 e 16 Pro têm suposto protótipo de design vazado reforçando novidades
- X-Men '97 quebra recorde do Disney+ e pode trazer de volta outras animações
- 🤑 BAIXOU MAIS | Leve Galaxy S23 Ultra de 512 GB em ótima oferta
- Instagram começa a limitar sugestão de conteúdos políticos
- Peixe mais raro do mundo dá cria e se salva da extinção