Você sabia que o sangue fica verde no fundo do mar? Para que esse efeito aconteça, não é preciso ir tão fundo assim (considerando que as profundezas do oceano são maiores do que a gente pode imaginar): a cerca de 20 metros da superfície, já acontece esse efeito. E não se trata de uma ilusão de ótica, porque o sangue em si também é verde.
- O que acontece se uma pessoa beber água salgada?
- Um ímã gigante consegue atrair e danificar nosso sangue?
As profundezas do oceano representam um dos maiores mistérios da ciência, já que 80% permanecem inexploradas , e essa mudança de coloração do sangue é apenas uma dentre várias curiosidades sobre o fundo do mar .
Mas por que o sangue mudar de cor? Um relatório feito pela West Texas A&M University diz que objetos geralmente refletindo uma variedade de comprimentos de onda de luz, e que o sangue absorve a maioria das cores e reflete a luz de fundo principalmente no espectro vermelho, como já percebemos.
-
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-
No entanto, o sangue também reflete uma quantidade de luz verde e azul (bem menor do que o vermelho, sim, mas ainda assim reflete). Os pesquisadores defendem que "os objetos realmente não têm uma cor intrínseca" e, em vez disso, a cor de um objeto é determinada por três fatores:
- O conteúdo de cor da luz incidente que ilumina o objeto
- A forma como o objeto reflete, absorve e transmite as cores incidentes da luz
- A maneira como o olho interpreta as cores da luz proveniente do objeto
O sangue fica verde no mar
O material, que chegou a ser publicado na Applied Spectroscopy , consta que se usarmos uma fonte de luz que contenha todas as cores visíveis, exceto o vermelho, e incidirmos sobre o sangue, o sangue será verde.
"Em primeiro lugar, sem a presença de luz vermelha, o sangue não pode refletir nenhuma luz vermelha. A única coisa que resta que pode refletir é a luz verde. O sangue é, portanto, verde. Isso não é um truque dos olhos. O sangue é literalmente verde. Normalmente, não notamos a cor verde do sangue porque normalmente há muito mais luz vermelha sendo refletida", diz o estudo. No vídeo abaixo, vemos na prática:
Seguindo essa linha de raciocínio, o que acontece no oceano é que a água é naturalmente "azulada" porque absorve parte da luz vermelha. Quanto mais fundo no oceano, menos luz vermelha. "Sem a cor vermelha à luz do sol, apenas a luz verde é refletida no sangue", esclarece o estudo.
Então é preciso entender que o sangue não muda quando está no fundo do mar. Em vez disso, a cor verde do sangue que está sempre presente fica mais notável nessas condições. Podemos concluir que o sangue fica verde sempre que houver uma fonte de luz sem cor vermelha, e não apenas nas profundezas do oceano.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- iPhone 16 e 16 Pro têm suposto protótipo de design vazado reforçando novidades
- Instagram começa a limitar sugestão de conteúdos políticos
- Entenda o que é "cabeça de Ozempic", termo que viralizou nas redes
- X-Men '97 quebra recorde do Disney+ e pode trazer de volta outras animações
- 🤑 BAIXOU MAIS | Leve Galaxy S23 Ultra de 512 GB em ótima oferta
- Marvel Rivals | Marvel anuncia novo game gratuito para PCs