Stability anuncia IA para criar códigos de programação
Guilherme Haas
Stability anuncia IA para criar códigos de programação

A Stability AI, companhia responsável pelo gerador de imagens Stable Diffusion, anunciou o lançamento de um novo modelo de linguagem que promete ajudar a programar e, com isso, aumentar a produtividade de programadores no desenvolvimento de softwares. Chamado de Stable Code Instruct 3B, o modelo é capaz de gerar linhas de código a partir de descrições em texto e tem suporte às principais linguagens de programação.

Segundo a Stability AI, o algoritmo é baseado na Stable Code 3B, grande modelo de linguagem (LLM) lançada em janeiro pela companhia com foco na geração de código de programação. A nova ferramenta amplia as capacidades e possibilidades de uso do modelo anterior.

Stable Code Instruct 3B

Em comunicado, a empresa destaca que o Stable Code Instruct 3B "é capaz de lidar com uma variedade de tarefas, como geração de código, matemática e outras consultas relacionadas ao desenvolvimento de software ”.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Entre as ações que programadores podem realizar com o novo modelo estão:

  • Finalizar automaticamente linhas de código com base no contexto;
  • Identificar e completar linhas de código ausentes;
  • Gerar código para interagir com bancos de dados;
  • Traduzir códigos de uma linguagem de programação para outra;
  • Explicar a funcionalidade de um código existente.

A empresa informa ainda que o Stable Code Instruct 3B tem suporte para principais linguagens de programação, incluindo Python, Javascript, Java, C, C++ e Go, além de SQL, PHP e Rust.

Já disponível

O novo modelo já está disponível para uso comercial através do Stability AI Membership, programa de assinatura da companhia com custo de US$ 20 por mês no plano profissional. A ferramenta não pode ser acessada pelo plano gratuito — de uso individual ou para pesquisa — da área de membros.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!