Um novo app promete alterar a forma como você compartilha fotos com amigos e familiares. Essa é a promessa do Shine, uma plataforma gratuita para criar álbuns coletivos para armazenar imagens de eventos em alta qualidade. O novo serviço foi apresentado na última terça-feira (26) pela empresária Marissa Mayer , que já foi CEO do Yahoo .
- Como compartilhar fotos sem Internet no Android e iOS
- Como enviar imagens em alta qualidade pelo WhatsApp
Shine auxilia compartilhamento de fotos
O Shine tem uma única missão: criar álbuns compartilhados. Através da galeria, você convida outras pessoas para que todos possam publicar as fotos no mesmo lugar, sem ter que criar uma pasta na nuvem ou depender do Google Fotos ou Apple Fotos.
"’Não se esqueça de me enviar essa foto!’ Quantas vezes você já disse isso? E com que frequência você realmente tirou a foto? Talvez 20% das vezes? A realidade é que o compartilhamento de fotos está quebrado”, justificou a executiva estadunidense.
-
Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-
Ao criar um álbum, o app te convida a escolher um título e apontar uma localização. Depois, você precisa inserir a data e horário do início e fim do evento, para deixar claro quando as fotos foram tiradas e orientar o sistema de IA do serviço. Depois é só compartilhar o convite com a galera e enviar os arquivos.
Os convites são enviados tanto por link quanto por um QR Code para ser lido através da câmera do celular. A credencial oferece acesso às fotos já publicadas e libera o envio de novas mídias. Segundo Mayer, as imagens são armazenadas com “resolução total” e podem ser baixadas por qualquer integrante do grupo.
A plataforma ainda utiliza inteligência artificial para apontar as melhores fotos para compartilhá-las de maneira automática. Porém, se preferir, você pode selecionar os arquivos manualmente.
Introducing the Shine app – easy, intuitive, group photo sharing. With Shine, a photo belongs to a time and a place, and the people who were there. https://t.co/p5FifLrs4o
— marissamayer (@marissamayer) March 26, 2024
(2/12) pic.twitter.com/oNjOjBJ2i1
Funcional, mas com bugs
Em linhas gerais, o Shine realiza o que promete e tem o visual datado que chega a lembrar o clássico Fotolog, mas ainda não dá para dizer que o aplicativo está completo. Em testes realizados pelo Canaltech , a plataforma impediu o acesso à álbuns programados para o futuro — para controlá-los, tivemos que abrir e fechar o app pelo menos cinco vezes até que tudo voltasse ao normal.
O envio das imagens também foi lento, mesmo em uma conexão de alta velocidade. Além disso, o botão para baixar as fotos não funciona: ao pressioná-lo, o aplicativo simplesmente fecha.
Há outros pontos que chamam a atenção, como a necessidade de liberar o acesso a todas as fotos do celular para que o Shine funcione corretamente. Essa exigência acontece mesmo ao criar álbuns com seleção manual, sem depender da IA do serviço. Caso contrário, você sequer consegue acessar os álbuns criados para subir novas fotos.
Também não encontramos uma área de configuração e um botão para excluir a conta. Contudo, você pode ajustar o seu perfil, com opções para alterar o nome e enviar uma selfie para ilustrar a sua página pessoal.
App para Android chega em breve
Por ora, apenas donos de iPhone ( App Store ) conseguem baixar o aplicativo e criar uma conta. Essa fronteira, no entanto, será derrubada em breve, com a estreia do aplicativo para Android.
“Teremos nossa versão Android lançada em apenas algumas semanas”, anunciou Marissa Mayer no X. “Fique atento.”
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Xbox Cloud Gaming recebe suporte a mouse e teclado
- iPhone 16 e 16 Pro têm suposto protótipo de design vazado reforçando novidades
- iPhone dobrável da Apple pode ser adiado para 2027 ou até mesmo cancelado
- X-Men revela a verdadeira forma de membro icônico 40 anos depois
- One UI 6.1 começa a chegar ao Galaxy S23 e mais celulares
- Programa de recompensa Google Play Points chega ao Brasil em 2024