Dona Lurdes | Qual a história do spin-off da novela que chega aos cinemas?
Diandra Guedes
Dona Lurdes | Qual a história do spin-off da novela que chega aos cinemas?

A carismática Dona Lurdes, personagem de Regina Casé na novela Amor de Mãe , está de volta. Dessa vez, ela aparece como a protagonista do filme que carrega seu nome que estreia nos cinemas no dia 28 de março. O longa é baseado no Diário de Dona Lurdes , livro spin-off escrito por Manuela Dias, a mesma autora da novela. O enredo mostra a protagonista enfrentando a síndrome do ninho vazio depois que seus cinco filhos resolvem sair de casa.

Só que, ao invés de se afundar na solidão e melancolia, ela dá a volta por cima e redescobre os prazeres de poder se dedicar à sua própria vida. É por meio da amizade com Zuleide (Arlete Salles) que ela se abre a novas experiências, como experimentar aplicativos de namoro e onde conhece Mário Sérgio (Evandro Mesquita), um homem divertido que mostra que ainda é possível viver os prazeres do amor e do sexo mesmo depois dos 60 anos. @

Diferente da novela, o longa deixa os filhos de lado e Dona Lurdes assume de vez o protagonismo da história. E, segundo a atriz Regina Casé, esse é realmente o ponto alto do novo filme. “A gente fica apegado aos personagens, porque convivemos diariamente com eles e suas histórias" diz. "Ter a chance de ter reencontrado a Lurdes foi uma maravilha, especialmente porque o público também quer, e agora temos a oportunidade de vê-la de uma outra maneira.”

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Essa outra maneira citada por Regina significa que o filme abandona totalmente a carga dramática da novela para dar um ar cômico para a protagonista. O humor, aliás, não é novidade na vida dela, que já estrelou o humorístico TV Pirata na década de 1980 e viveu outros personagens divertidos em novelas e séries.

O amor de Dona Lurdes

Ainda falando da sua personagem, Regina comentou que, no longa, o amor de mãe perde um pouco de espaço para que ela possa viver outros três tipos amores: o próprio, o de amiga e o romântico. Ela ainda ressaltou a importância de lutar contra o etarismo e mostrar que mulheres mais velhas também namoram, transam e se apaixonam.

Além de Regina Casé, que em fevereiro completou 70 anos, Arlette Salles também é outra veterana em cena. Com 85 anos, ela teve que driblar o desafio de gravar o filme enquanto se preparava para a novela das 19h, Família é Tudo , que estreou no dia 4 de março.

“Inicialmente eu faria um papel menor, mas depois fiquei com o papel da Zuleide, a amiga de D. Lurdes, e é um papel maravilhoso porque fala de amizade, fraternidade… É uma mulher alegre que resgata a Lurdes para a vida, para o amor. Foi uma loucura fazer o filme com a chegada das gravações da novela, mas me emocionei com o enredo e com a Regina”, comenta Arlette. @

Ela, inclusive, foi uma escolha da própria autora Manuela Dias, que reescreveu o longa quando descobriu que a atriz tinha aceitado o convite de participar da trama.

O futuro da Dona Lurdes

Manuela Dias comentou que o filme surgiu quando ela sentiu saudades da personagem e vontade de imaginar o desfecho que ela teria. Na novela, a trama se encerra com Lurdes encontrando Domênico, mas não mostra o que acontece depois disso. @

“Quando a novela acabou, parecia natural ter uma continuação, mas ainda estávamos no auge da pandemia. Depois, eu acabei enveredando por outros trabalhos, como Justiça 2 . Só que eu fiquei com vontade de pensar em qual seria o final de D. Lurdes. Eu queria vê-la sozinha e, quando o livro foi lançado, começou uma especulação de que ele daria um filme. Foi tudo orgânico, só que o filme teve uma trama diferente do livro, acho que ele poderia ser o piloto de uma série.”

Ela não nega que a personagem se tornou maior do que a novela e pode render novos frutos para a Globo, como uma série no estilo A Grande Família ou até mesmo um podcast. Enquanto isso não acontece, o público pode rever a personagem no longa que já está nos cinemas. Vale lembrar que mesmo quem nunca assistiu à novela, conseguirá entender a trama sem dificuldades, já que o filme tem uma história independente.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!