CPU Snapdragon X Elite supera Intel Core Ultra 9 em mais de 40%
Felipe Vidal
CPU Snapdragon X Elite supera Intel Core Ultra 9 em mais de 40%

A Qualcomm já havia anunciado o Snapdragon X Elite no fim de 2023 , um chip topo de linha para computadores que foca na versatilidade para atender diversos públicos. Em uma colaboração com o site PC World, a companhia divulgou uma série de benchmarks da sua nova CPU , que apresenta desempenho superior em relação aos recém-lançados Intel Core Ultra 7 e 9.

No anúncio realizado em 2023, a Qualcomm só havia comparado seu chip com modelos da geração Raptor Lake da Intel , mas agora o cenário é outro. A empresa de San Diego colocou os Intel Core Ultra 7 155H e o Core Ultra 9 185H no páreo, comparando os ganhos de performance da sua plataforma no teste single e multi-core do Geekbench 6. O primeiro foi testado em um A SUS Zenbook 14 OLED , enquanto o segundo estava em um ROG Zephyrus M16 .

O Snapdragon X Elite supera o Core Ultra 7 em mais de 50% em single e multicore. Algo parecido ocorre em single-core contra o Ultra 9, com a diferença que o teste multi-core mostrou diferenças de 41% entre ambos os chips. Quando a performance dos dois processadores da Intel é equalizada com a do X Elite, o chip da Qualcomm atinge os resultados com cerca de 60% menos consumo energético, um dos focos dos processadores do time azul.

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

GPU tem 36% mais desempenho

Fora os resultados de CPU, a Qualcomm também demonstrou um gráfico sobre as capacidades gráficas do Snapdragon X Elite. O material mostra um desempenho 36% superior em relação à placa gráfica integrada presente no Core Ultra 9 185H, que tem consumo de energia 50% maior que o modelo da Qualcomm.

Com muita performance teórica, o vindouro lançamento da Qualcomm acompanha 12 núcleos baseados na arquitetura Oryon com frequências de até 4,3 GHz quando em modo turbo. O chip tem 42 MB de cache e possui placa gráfica com 4,6 TFLOPS, produzido na litografia de 4 nanômetros da TSMC , gigante taiwanesa do mercado de chips .

Mesmo que os resultados sejam muito animadores, será preciso esperar testes práticos para saber até onde o Snapdragon X Elite pode chegar. A expectativa é que os primeiros notebooks embarcados com essa tecnologia lancem a partir do segundo semestre de 2024.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!