Uma das principais apostas do Prime Video neste começo de abril vai brincar com os sentidos dos espectadores. O romance Música chega ao streaming nesta quinta-feira (4) contando a história de um jovem que sofre de sinestesia , condição neurológica rara na qual todos os sentidos são percebidos ao mesmo tempo. No caso do protagonista, os barulhos externos soam muito altos e criam uma espécie de música na sua cabeça. O detalhe é que o protagonista é vivido pelo ator Rudy Mancuso, que convive com a condição também na vida real.
Na verdade, o filme é baseado na própria história do ator. Em 2021, Mancuso comentou sobre a sua condição médica nas redes sociais. Em uma série de postagens no X (antigo Twitter ), ele disse que leva anos lidando com essa condição e que agora a percebe como uma vantagem e não mais um defeito. E é a partir dessa percepção que a história do filme se desenrola.
Esse bom humor em relação à sinestesia também pode ser visto no seu personagem. O trailer de Música já mostra bem o tipo de situação que o Rudy tem de encarar por causa de sua condição. É possível ver como todos os ruídos à volta do protagonista chamam sua atenção e ressoam quase como uma grande música, o que impede que ele consiga prestar atenção em coisas mínimas, afetando tanto seu relacionamento com as pessoas como sua própria estabilidade.
-
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-
Esses conflitos são personificados na figura de Haley (Francesca Reale), sua namorada que parece não entender direito sua condição e passa a pressioná-lo por uma vida "mais normal".
Tudo muda, no entanto, quando seu caminho se cruza com o de Isabella, uma moça doce e gentil que balança seu coração. A personagem é vivida por Camila Mendes, famosa por seu papel em Riverdale , e que é sua namorada na vida real. Os dois assumiram o relacionamento em fevereiro de 2024, e esse romance foi mais uma inspiração para o filme da Amazon .
O Brasil em Música
Quem comparar o filme com a vida de Rudy Mancuso perceberá que o longa é, na verdade, um olhar romântico sobre a sua biografia. Além das inspirações mais óbvias, a sinestesia e o namoro, a obra ainda mostra a relação do casal com o Brasil.
I have synesthesia. A rare neurological condition in which stimulation of one sense leads to automatic, involuntary experiences in another (like vision). I've been experiencing chromesthesia, rhythmic association & linguistic personification my entire life.
— Rudy Mancuso (@rudymancuso) May 19, 2021
Na vida real, tanto Camila Mendes quanto Mancuso são filhos de brasileiros. Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, a moça é filha de pai porto-alegrense e mãe brasiliense. Já Rudy é filho de mãe carioca e fala português fluentemente. Sua mãe, inclusive, aparece no longa no papel dela mesma.
Em entrevistas à imprensa, o ator, que também assina a direção do filme, comentou que o português foi o idioma no qual foi alfabetizado e que o inglês é a sua terceira língua, já que ele teve que aprender italiano quando foi viver com o pai. E, na trama, essa relação com o Brasil e o nosso idioma será representada por meio das músicas. Vale falar que, além dos atores, o diretor musical também é brasileiro. Percusionista de profissão e baiano de nascimento, Marivaldo dos Santos contou como sua terra natal o influenciou na hora de fazer o trabalho.
"É um filme que fala de música, e é também muito percussivo e eu acho que não tem lugar mais percussivo que Salvador. Ela é capital percussiva. A influência é geral. Nós temos várias levadas. As pessoas vão ver a Bahia dentro do filme”.
Ficou curioso com essa trama cheia de brasilidade? Então, assista ao longa no Prime Video, a partir do dia 4 de abril.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- WhatsApp caiu? App tem instabilidade nesta quarta-feira (3)
- Amazon vai acabar com Just Walk Out após polêmica com indianos
- Facebook teria dado à Netflix permissão para acessar mensagens dos usuários
- Adesivo com IA devolve voz às pessoas com lesão na garganta
- Harry Potter | Emma Watson revela a cena de toda a série que ela mais odiou
- Proteínas dos tardígrados dão "superpoderes" para células humanas