No final de 2023, a TCL anunciou a tão aguardada linha 40 NXT Paper e trouxe modelos de celulares com uma tela de papel eletrônico, o popular e-ink. Os modelos prometem ser uma boa opção para leitura de livros, já que oferecem um conforto ocular maior que smartphones comuns. Mas será que eles funcionam tão bem quanto um Kindle?
- Review TCL 40 NxtPaper | Celular e eReader em um só aparelho
- Review Kindle Paperwhite 11ª geração | melhorias fazem jus ao preço
É importante destacar que, apesar de a marca divulgar a tela como um “papel eletrônico”, que é outro nome para o popular e-ink dos Kindle, o painel dos celulares não são bem assim. Eles oferecem um conforto ocular maior, mas não no mesmo nível do “papel digital” dos e-readers da Amazon .
De qualquer forma, eu testei o TCL 40 NXTPAPER para leituras e comparei com o Kindle Paperwhite, e agora conto com o foi a minha experiência com o “celular-leitor” da TCL.
-
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-
O que o TCL 40 NXTPAPER tem de vantagem contra o Kindle?
O grande calcanhar de Aquiles do Kindle é o principal ponto forte do TCL: o suporte para múltiplas lojas de livros. Enquanto no e-reader da Amazon só é possível comprar livros da própria marca, no smartphone chinês já é possível baixar qualquer leitor disponível na Play Store e comprar e-books de diversas fontes diferentes.
Naturalmente, também há um suporte maior para leitura de PDF’s, que é outro ponto negativo do Kindle — apesar de ele reconhecer livros neste formato, a execução no aparelho não é tão boa quanto em um celular ou tablet.
Além disso, o TCL 40 NXTPAPER também tem a tela “e-ink” colorida, o que pode ser um ponto extremamente positivo para quem lê mangás, por exemplo. No entanto, é importante destacar que o conforto ocular me pareceu um pouco menor neste modo.
O que o TCL 40 NXTPAPER tem de desvantagem contra o Kindle?
Apesar da divulgação de que o TCL 40 NXTPAPER tem um display de papel eletrônico, a realidade não é bem assim. Na verdade, o aparelho tem uma tela LCD comum com camadas de display que simulam o e-ink. Isso com certeza traz mais conforto para a vista do que smartphones comuns, mas não chega tão perto da tela de um Kindle, por exemplo.
Para começar, o painel do smartphone não pode ficar totalmente apagado como o de um Kindle. Isso permite uma economia absurda de bateria no e-reader da Amazon, pois dá para ler durante o dia sem precisar acender a tela. No smartphone, o brilho mínimo é de 2% e, se for ler em um local aberto, à luz do dia, não dá para ver nada na tela nesse nível de brilho.
Como consequência, a duração da bateria não chega nem perto da de um Kindle. Mas, por se tratar de um celular, com outras funções e recursos, isso já era esperado.
Aliás, se procura um dispositivo para ler sem distrações, o TCL 40 NXTPAPER não é a melhor escolha pelo simples fato de ele ser um celular. Por mais que dê para ativar o modo não perturbe e não receber alertas e notificações, os mais dispersos — como eu — podem se distrair facilmente por ter à mão um smartphone. No Kindle, a concentração é maior.
O formato também não facilita muito. A tela do celular é muito pequena comparada à de um Kindle que, por sua vez, lembra um tablet. Assim, é preciso mais toques no display para trocar de páginas, enquanto no Kindle “cabe” mais texto em uma tela antes de precisar mudar.
Afinal, vale a pena comprar um TCL 40 NXTPAPER para leitura?
Na prática, o TCL 40 NXTPAPER não substitui de forma efetiva um Kindle — ele tem seus pontos positivos e vantagens em relação ao leitor da Amazon, mas a experiência de leitura não é tão boa quanto no e-reader.
Se você já tem este modelo de celular e quiser usar para “quebrar um galho”, ele pode atender bem, mas se quiser uma experiência melhor para ler livros, tanto à noite quanto durante o dia, o aparelho da Amazon atende melhor a essa necessidade, apesar de estar limitado a apenas uma loja para comprar livros.
Caso você não tenha nenhum dos dois e ficar na dúvida, a melhor opção continua sendo o Amazon Kindle. O TCL NXTPAPER funciona de forma decente como celular e é isso, mas não atende bem como um leitor de livros.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Facebook teria dado à Netflix permissão para acessar mensagens dos usuários
- Harry Potter | Emma Watson revela a cena de toda a série que ela mais odiou
- Proteínas dos tardígrados dão "superpoderes" para células humanas
- “Não imprima boletos”, alerta Febraban sobre golpe que altera códigos de barras
- Flash ganha um “predador natural” como contingência contra velocistas
- 8 modelos de planilhas prontas para controle de gastos mensais