Conhecida pelo catálogo variado de ferramentas de IA generativa, a Stability AI lançou uma nova versão da sua tecnologia para criar músicas a partir de texto. O Stable Audio 2.0 é capaz de criar faixas de até três minutos de duração com um único prompt, o dobro da versão anterior, e ainda mantém alta qualidade de áudio na frequência 44.1kHz.
Segundo a Stability, este é “o modelo de áudio mais avançado” da empresa até agora e “expande a caixa de ferramentas criativa para artistas e músicos”. A duração é o grande destaque do produto, já que a maioria das ferramentas do segmento só produz trechos curtos — o Suno, que cria até músicas com voz e letras próprias, tem um limite de um minuto e 20 segundos por prompt.
Outra grande novidade é a opção de enviar amostras de áudio para complementar o pedido à IA, desde que estejam livres de direitos autorais. Alguns exemplos mencionados pela Stability incluem a opção de cantarolar uma melodia e pedir para a ferramenta converter o som num instrumento específico, como baixo ou bateria.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
Direitos autorais
O modelo de IA foi treinado com dados da biblioteca AudioSparx, com mais de 800 mil arquivos disponíveis entre músicas, efeitos de som e metadados. De acordo com a Stability, todos os artistas que contribuíram para o repositório tiveram a opção de recusar o uso do material para treinamento e houve uma “compensação justa aos criadores”, sem mencionar valores.
Por fim, a startup ainda lançou uma rádio ao vivo apenas com as canções já produzidas pela IA, disponível no canal do YouTube do Stable Audio. A programação é ininterrupta, com canções transmitidas 24 horas por dia em todos os dias da semana.
Teste a ferramenta
Você pode conferir o Stable Audio 2.0 no site stableaudio.com e montar os próprios prompts. Vale lembrar que a Stability AI lançou diversas ferramentas de IA generativa recentemente, como um gerador de objetos 3D a partir de imagens 2D , uma IA para criar códigos de programação e uma nova tecnologia para criar imagens rapidamente .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Rede do Google que encontra celular desligado começa a operar
- Crítica Evidências do Amor | Romance é uma hipérbole de Fábio Porchat
- WhatsApp prepara modo de vídeos em miniaturas no iOS
- Amazon vai acabar com Just Walk Out após polêmica com indianos
- X-Men | Rivalidade de Wolverine e Ciclope ganha o final perfeito
- 10 IAs para criar um logo para o seu site ou empresa