O X (antigo Twitter ) começou a distribuir o selo azul de verificado de forma gratuita para algumas contas populares por lá — para recebê-lo, o perfil precisa ter pelo menos 2.500 seguidores verificados (ou seja, assinantes da versão paga da rede social).
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A medida foi antecipada por Elon Musk na última semana, quando o bilionário disse que a rede daria a assinatura Premium de graça para perfis famosos . Quem tem mais de 5.000 seguidores verificados ganha a versão Premium+, com acesso a todos os recursos exclusivos.
O selo azul é um dos principais recursos oferecidos pelo plano pago, então isso é um sinal de que algumas contas já possuem o benefício.
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Nova leva de verificados
A novidade pegou muita gente de surpresa, com jornalistas e influenciadores dos EUA entre os primeiros contemplados. O selo é acompanhado de uma mensagem que diz “Como um membro influente da comunidade no X, estamos dando uma assinatura de cortesia ao X Premium, sujeita aos termos do X Premium”.
A assinatura fica disponível após o aceite dos termos de serviço, mas a própria rede reforça que tem o direito de cancelar o plano gratuito a qualquer momento.
Por muito tempo, o X Premium foi promovido por Elon Musk para atuar como uma das principais formas de monetização da rede social: além dos recursos exclusivos, as contas verificadas ganham uma aba própria na lista de interações e têm alcance prioritário nas respostas.
Talvez, a chegada de mais pessoas com o selo azul ajude a equilibrar as discussões na rede. É muito comum abrir uma publicação em alta e se deparar com uma série de bots ou comentários aleatórios vindos de perfis verificados no topo das respostas, enquanto qualquer outro comentário relevante para o assunto é jogado para o final da lista se o autor não pagar por uma assinatura.
based on all the confused tweets i’m seeing, it looks like Twitter / X is starting to really ramp up the roll out of this now
— Matt Binder (@MattBinder) April 3, 2024
if you suddenly have a blue checkmark even though you’re not paying for one, this is why: pic.twitter.com/T1XaBEeGgn
De certa forma, a mudança retoma um pouco da proposta original do selo azul: dar destaque para contas importantes ou relevantes na rede social. Vale lembrar que veículos de imprensa, marcas e organizações governamentais recebem selos de verificação de outras cores .
Leia a matéria no Canaltech .
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