O sistema operacional de um computador é um dos componentes mais importantes de toda a máquina — afinal, é a partir desta interface que cada pessoa vai acessar os programas e executar as tarefas diárias. Algumas das opções que lideram o mercado de sistemas para PCs fazem parte do cotidiano de várias gerações de usuários há décadas.
- Qual a primeira interface gráfica de usuário da história?
- Como o Windows evoluiu a cada versão | Todas as gerações
De forma resumida, o sistema operacional é um grande software encarregado de gerenciar todos os recursos de um computador, com o controle dos componentes de hardware e software. Enquanto vários processos ocorrem em segundo plano, o SO traz uma interface gráfica para acessar e usar todas as ferramentas do computador — se isso não existisse, as pessoas ainda precisariam executar todas as tarefas com linhas de código.
Os sistemas operacionais de PC mais usados no mundo
O Canaltech listou os sistemas para PCs com a maior parcela de mercado no mundo. Os dados são do site Statcounter, atualizados em marçode 2024:
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
5. Chrome OS (2,27%)
O sistema operacional desenvolvido pelo Google é bem recente em comparação aos outros itens da lista, lançado apenas em 2009 com foco em notebooks com configurações mais simples de hardwares, também conhecidos como Chromebooks. A maior parte do sistema roda na nuvem e tem integração com outros serviços da empresa, como Documentos, Planilhas, Drive e Gmail.
A experiência de uso lembra muito o Google Chrome e, por conta das especificações mais leves, o sistema é muito usado no meio educacional. Vale lembrar que o Chrome OS é um sistema baseado no Linux, mas recebe uma categoria diferente por pertencer à Gigante de Mountain View.
4. Linux (4,05%)
E por falar em Linux, o Sistema Operacional do Pinguim ocupa a posição seguinte na lista, presente em 4,05% dos computadores em todo o mundo. A plataforma de código aberto normalmente é uma alternativa às opções pagas, como o Windows, e por isso pode ser instalado nas configurações de fábrica de muitos computadores.
As distribuições Linux — sistemas criados em cima do núcleo Linux — chamam a atenção pelas diversas opções de personalização, pois na prática é possível afirmar que há um Linux para cada tipo de necessidade. O sistema é conhecido ainda como uma solução confiável, segura e flexível para PCs, muito usada para computadores com servidores ou bancos de dados.
3. Desconhecido (6,52%)
O Statcounter lista como desconhecido qualquer computador que não foi identificado pelo algoritmo da plataforma. Pode incluir pessoas que usam mecanismos de segurança para ocultar os dados e reforçar a privacidade da máquina, por exemplo, ou algum outro sistema que não tenha uma base de usuários tão grande.
Nesse caso, dá para mencionar algumas distribuições do Linux e outros SOs que rodam com base em Unix, como é o caso do FreeBSD.
2. macOS (14,68%)
O macOS é desenvolvido pela Apple para os computadores da própria empresa e foi um dos responsáveis por introduzir uma interface gráfica nas máquinas pessoais. A primeira versão do sistema, lá em 1984, trouxe o uso do mouse e novos comandos para gerenciar arquivos e ajudou a construir este padrão.
O sistema é inteiramente projetado para aproveitar a arquitetura dos computadores da Gigante de Cupertino e, por isso, não pode ser instalado de forma tradicional em outros PCs. Mesmo assim, é um sinal da presença da Apple e uma opção recorrente para designers e editores de vídeo.
1. Windows 72,74%
O primeiro lugar não poderia ser outro: o software da Microsoft é praticamente um sinônimo de sistema operacional para PCs e justifica o reinado. Mesmo sendo uma solução paga, o Windows é conhecido por ser fácil de usar, personalizável e compatível com a maioria dos aplicativos e jogos lançados para computadores.
Curiosamente, a versão mais recente dele não é a mais popular. O Statcounter aponta que o líder no mercado ainda é o Windows 10, de 2015.
E que fique claro: o Windows só é o líder no mercado de computadores. Quando o recorte envolve todos os sistemas operacionais usados no mundo, o primeiro lugar ainda é do Android, graças à presença nos dispositivos móveis.
E no Brasil?
O ranking no Brasil segue praticamente o mesmo padrão mundial, mas vale notar a diferença nas porcentagens, com domínio claro do sistema da Microsoft. Uma das principais variações está no macOS, que ocupa uma parcela de apenas 4,11% no país, muito provavelmente devido ao alto preço dos computadores da Maçã por aqui.
Veja a lista, com dados compilados pelo Statcounter até março de 2024:
- Windows 88,79%
- macOS 4,11%
- Desconhecido 3,29%
- Linux 3,25%
- Chrome OS 0,55%
Você também pode conferir quais são os navegadores mais populares no Brasil e no mundo .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Brasil deve enfrentar frio intenso nas próximas semanas
- Terremoto de magnitude 4,8 atinge região de Nova York
- Tesla Cybertruck já está à venda no Brasil com preço surreal
- Revelado o motivo de a Sony lançar o PlayStation 5 Pro
- Ex-executivo de O Problema dos 3 Corpos é condenado à morte na China
- Rede do Google que encontra celular desligado começa a operar