No mundo, os casos de câncer de próstata devem duplicar até o ano de 2024, segundo estimativa da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), que é parte da Organização Mundial de Saúde (OMS). O número de óbitos por causa deste tipo de tumor também vai aumentar no público masculino. Entre os sinais de alerta, o aumento anormal da próstata pode ser um dos indicadores da doença .
- Câncer de próstata é doença urológica mais temida por homens
- Câncer de próstata | Toque retal não é melhor forma de diagnóstico precoce
Antes mesmo das previsões se confirmarem, é importante destacar que o câncer de próstata já é o segundo mais comum, entre os homens, no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Por aqui, este tumor só fica atrás do câncer de pele não melanoma.
Aumento nos casos de câncer de próstata
Publicado na revista científica The Lancet Commission , o estudo afirma que, em 2020, foram registrados 1,4 milhão de casos de câncer de próstata em todo o mundo. Para 2024, a estimativa é que o número chegue a 2,9 milhões. Este crescimento ocorrerá, especialmente, em países de baixa e média renda, como o Brasil.
-
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-
Acompanhando o aumento de casos de câncer de próstata em homens, o número de mortes por causa da doença também deve subir, indo de 375 mil óbitos em 2020 para quase 700 mil em 2040. Novamente, a mortalidade deve ser mais evidente nos países com menos recursos. Em contrapartida, há tendência de queda nos países ricos, desde os anos 1990.
Fatores de risco para câncer em homens
Para explicar o aumento nos casos de câncer de próstata em todo o mundo, existem inúmeros fatores que valem ser considerados. Entre eles, a equipe de cientistas da Iarc destaca o envelhecimento da população global e o aumento da expectativa de vida.
"Mais do que qualquer outro tipo, [o câncer de próstata] é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos", destaca o Inca, em artigo.
Outros fatores de risco associados ao tumor envolvem o excesso de gordura corporal (sobrepeso e obesidade) , o tabagismo e a exposição a produtos químicos — entre eles, estão: aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo e fuligem.
Limitações da pesquisa oncológica
Hoje, casos de câncer de próstata podem ser tratados e, quando o diagnóstico é precoce, o risco de complicações é bastante baixo. No entanto, as soluções terapêuticas e a compreensão dos fatores são baseadas em dados obtidos a partir de populações de origem europeia.
"A maior parte da investigação sobre o câncer da próstata se centrou desproporcionalmente nos homens de origem europeia, apesar das taxas de câncer da próstata serem duas vezes mais elevadas nos homens de origem africana”, pontuam os pesquisadores da Iarc. “Uma melhor compreensão dos fatores que determinam as diferenças étnicas na prevalência da doença é uma prioridade fundamental da investigação”, completam.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Eclipse solar total é visível a qualquer hora nesta ferramenta
- Eclipse solar vai ser visível no Brasil? Saiba como assistir
- Eclipse solar vai deixar estrelas e planetas mais visíveis
- 3 coisas que podem dar errado durante o eclipse solar total
- WhatsApp Beta libera novo visual para mais pessoas no Android
- Sozinho, um desenvolvedor pode ter salvado a internet de um grande ataque