Gemini | Android Studio agora tem IA para criar códigos
Guilherme Haas
Gemini | Android Studio agora tem IA para criar códigos

O Google anunciou uma integração da IA Gemini na plataforma Android Studio para auxiliar desenvolvedores na programação de aplicativos. A ferramenta é apresentada no formato de chatbot , no qual os programadores podem solicitar tarefas e enviar perguntas em texto com linguagem natural.

Segundo comunicado da companhia, “o Gemini pode ajudar desenvolvedores Android a gerar código, encontrar recursos relevantes, aprender práticas recomendadas e economizar tempo”.

Gemini no Android Studio

O Gemini está disponível para o Android Studio Jellyfish ou versões mais recentes da plataforma. Para ativar a IA, é necessário clicar em View > Tool Windows > Gemini .

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

No chat da ferramenta, os desenvolvedores podem fazer perguntas gerais ou apresentar problemas específicos na elaboração de um projeto. A IA lembra também do histórico da conversa, o que permite continuar na exploração de um tema.

Na página de apresentação do Gemini no Android Studio, o Google lista ainda algumas dicas e recomendações para interagir obter melhores resultados com a ferramenta. Entre elas estão:

  • Fazer descrições específicas, como usar determinadas bibliotecas, APIs ou abordagens;
  • Descrever a estrutura da resposta desejada, fundamental na geração de código;
  • Dividir solicitações complexas em uma série de perguntas mais simples.
  • Usar uma linguagem simples que o Gemini consiga entender;
  • Reformular a frase caso o Gemini não entenda sua pergunta;
  • Analisar as sugestões do Gemini antes de usá-las.

O Google destaca que o Gemini ainda é uma IA em fase experimental e pode cometer erros, inclusive na geração de linhas de programação.

“Gemini ainda é um experimento inicial e, às vezes, pode fornecer informações imprecisas, enganosas ou falsas enquanto as apresenta com confiança. Gemini pode fornecer um código em funcionamento que não produz a saída esperada ou que fornece um código que não é ideal ou não é o ideal ou está incompleto”, informa a companhia.

O Gemini no Android Studio já está disponível em mais de 180 países e territórios, incluindo o Brasil, com suporte ao idioma inglês.

Nas últimas semanas, o Google anunciou várias iniciativas e testes de integração do Gemini em seus serviços e produtos, incluindo no Gmail e no app para Android .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!