A espera finalmente acabou. Oppenheimer , título vencedor do Oscar 2024, premiado em sete categorias, incluindo a de Melhor Filme, acaba de chegar ao serviço de streaming . O longa-metragem dirigido por Christopher Nolan ( Interestelar ), que conta a história do “pai da bomba atômica” , Julius Robert Oppenheimer, desembarcou no Amazon Prime Video neste domingo (7).
- Oppenheimer | O que é verdade e o que é ficção no filme?
- Barbenheimer vai virar filme e ele é tão absurdo quanto parece
Lançado em julho do ano passado, no mesmo dia em que Barbie chegou às telonas — coincidência que deu origem ao fenômeno Barbenheimer , responsável por levar milhares de pessoas para os cinemas para ver os dois filmes —, o título estreou com enorme expectativa, não apenas pela aclamada direção de Nolan e por se tratar da biografia de uma figura tão controversa, mas também pelo elenco de peso da produção.
Além de Cillian Murphy ( Peaky Blinders ) no papel-título — atuação que rendeu ao irlandês o Oscar de Melhor Ator —, o filme conta ainda com Emily Blunt ( Um Lugar Silencioso ) no papel de Kitty, a esposa do personagem, Florence Pugh ( Duna 2 ) como Jean Tatlock, sua amante, Robert Downey Jr. ( Homem de Ferro ) como o empresário Lewis Strauss (vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante) e Matt Damon ( Perdido em Marte ) na pele do oficial Leslie Groves.
-
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
Oppenheimer mostra a criação da bomba atômica
Baseada na biografia American Prometheus , escrita por Kai Bird e Martin J. Sherwin e vencedora do Prêmio Pulitzer, a produção segue os passos de J. Robert Oppenheimer em seus anos chefiando o Projeto Manhattan — programa de pesquisa dos EUA que produziu as primeiras bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial.
Embora volte no tempo para mostrar suas influências políticas, seu crescimento na comunidade acadêmica e científica e seu turbulento romance com Jean Tatlock, o filme se concentra princialmente no processo de criação da bomba atômica e nas consequências (morais e políticas) que ela trouxe para o mundo e para vida do próprio Oppenheimer.
Com trechos em preto e branco que mostram um flashforward da audiência a que o físico foi submetido em 1954, destinada a revogar sua autorização de segurança e prejudicar sua imagem pública, o filme de debruça os estudos e testes que levaram ao desenvolvimento da arma nuclear. Processo ocorrido, principalmente, durante os anos de 1942 e 1945, no Laboratório Nacional de Los Alamos.
Filme foi estrela do Oscar 2024
Além dos já citados prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator (Cillian Murphy) e Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), Oppenheimer levou ainda outras quatro estatuetas para casa no Oscar 2024: Melhor Direção (Christopher Nolan), Melhor Trilha Sonora (Ludwig Göransson), Melhor Fotografia (Hoyte van Hoytema) e Melhor Montagem (Jennifer Lame).
Indiscutivelmente um dos filmes mais falados do ano passado, ele foi ainda vencedor de seis Globo de Ouro, entrou para a lista dos dez melhores filmes de 2023 do American Film Institute e faturou mais de US$ 960 milhões em bilheteria em todo o mundo.
Para quem ficou curioso, Oppenheimer está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- 3 coisas que podem dar errado durante o eclipse solar total
- Brasil deve enfrentar frio intenso nas próximas semanas
- Primeiro carro voador para civis é entregue no Japão
- 10 personagens do MCU que são completamente diferentes dos quadrinhos
- Emoji de rosto com coração é eleito o mais confuso do Brasil
- Porque o carro híbrido a etanol pode ser o futuro do Brasil