O Galaxy A55 traz melhorias perceptíveis na qualidade das câmeras quando comparado com seu antecessor. Mas, até que ponto realmente uma foto do novo aparelho é melhor tecnicamente do que a do Galaxy A54? É o que o Canaltech vai mostrar neste comparativo.
O que muda nas especificações e recursos?
As câmeras são, basicamente, as mesmas. Porém, as atualizações de sensores e processadores de imagem, aliado ao sistema de estabilização óptica de imagem (OIS), trazem benefícios visíveis. E isso não se limita apenas à câmera principal, mas sim a todas elas. E ainda mais no modo noturno.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
Câmera principal
O sensor de 50 MP agora tem OIS, que reduz tremidos na imagem, especialmente em ambientes com pouca luz. Isso ajuda a garantir imagens mais nítidas em diferentes cenários, também. O nível de texturas aumentou ligeiramente no Galaxy A55, que traz cores mais reais, contra tonalidades mais quentes do antecessor.
Mas talvez seus olhos percebam mais uma diferença no HDR — ou faixa dinâmica. O Galaxy A54 "suaviza" muito mais as sombras, reduzindo a diferença das áreas claras e escuras. Já o Galaxy A55 tenta manter a imagem mais realista, com as sombras mais marcadas, apesar de ainda clarear um pouco essas áreas escuras.
Mas é no zoom digital de 2x e nas imagens internas que as melhorias ficam mais evidentes. A estabilização óptica de imagem ajuda a fazer cliques mais nítidos. A aproximação digital às vezes nem é notada, de tão próxima que fica da foto com 1x. O Galaxy A54 não é ruim nesses pontos, mas está um pouco atrás de seu sucessor.
Câmera ultrawide
O sensor de 12 MP com a lente super-grande angular é a única decepção fotográfica que tive com o Galaxy A55. No Galaxy A54, a diferença para a câmera já era notável, mas ficou ainda maior no novo modelo.
Mesmo com boa iluminação, as fotos ficam um pouco mais escuras. A faixa dinâmica não é tão boa, as cores ficam mais quentes. E isso vale para os dois modelos, um pouco mais no Galaxy A54 do que em seu sucessor.
Fotos com pouca luz são bem ruins com a câmera ultrawide. O modo noturno sequer funciona. Enfim, um sensor bem fraco para celulares que têm conjuntos fotográficos tão bons.
Câmera macro
A câmera macro é a que teve uma melhoria mais visível na qualidade das fotos. É bem mais fácil acertar a distância e conseguir cliques nítidos e com boas texturas no Galaxy A55 do que em seu antecessor. Ambas têm cores parecidas com a de sua respectiva câmera principal.
Claro que ainda há espaço para melhorar ainda mais. As fotos com pouca luz (e nem estou falando de noturnas) são bem difíceis de acertar em ambos os modelos.
Selfies
No geral, a câmera frontal do Galaxy A55 suaviza menos o rosto, mas deixa o tom da pele mais avermelhado. Ao menos para mim, que tenho a pele branca. Curiosamente, eu achei as selfies do Galaxy A54 melhores que as do seu sucessor, no geral. Tirando, claro, as noturnas.
No cenário em que estou sentado em um balanço com cordas laranja, o Galaxy A55 não conseguiu acertar o foco em nenhuma das três tentativas. Todas ficaram embaçadas e tremidas. Uma pena porque a foto teria ficado bem legal — como ficou no A54. No meu caso, não perdi o clique porque fiz com dois aparelhos diferentes.
Fotos noturnas
Aqui é o grande salto do Galaxy A55. O modo noturno ficou bem melhor no novo modelo, inclusive na câmera frontal. Neste caso, ainda não é o bastante para competir com modelos topo de linha. Mas na câmera principal, a disputa ficou ainda melhor.
Afinal, se o A54 já superou o iPhone em alguns cenários, seu sucessor consegue vencer em ainda mais casos. Para quem gosta de tirar fotos em lugares escuros, talvez o Galaxy A55 seja uma das melhores opções entre os intermediários para se comprar atualmente.
Conclusão
O Galaxy A55 tem melhorias consideráveis em todas as câmeras, exceto na frontal. O modo noturno está bem melhor, e é o maior salto entre as duas gerações.
Porém, admito que, após fazer este comparativo, mudei um pouco de opinião. O Galaxy A55 não é tão melhor assim que seu antecessor. Essa impressão fica quando olhamos as fotos na tela de cada modelo. Mesmo assim, há melhorias, sim, tornando o Galaxy A55 o melhor intermediário para fotos no momento.
Menos se for para selfies. Se você gosta muito de usar a câmera frontal, o Galaxy A54 ainda é uma opção um pouco melhor do que seu sucessor. Exceto para fotos noturnas, quando nenhum dos dois é realmente bom — mas o A55 é menos pior.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Homem é mordido por macaco e contrai vírus mortal em Hong Kong
- Os 10 maiores prejuízos da história do cinema
- Ghostbusters | Por que Rick Moranis não voltou para os novos filmes?
- Donos da Cybertruck estão furiosos com caminhonete da Tesla
- Nubia Flip 5G é lançado como dobrável mais barato do mundo
- Vídeo da SpaceX mostra eclipse solar visto do espaço