A fábrica da Toyota em Sorocaba, no interior de São Paulo, não é segredo para ninguém. Vocês, inclusive, já conheceram o local graças a um convite da montadora à reportagem do Canaltech . O que poucos sabem, porém, é que a marca tem uma “fábrica secreta” — ou quase isso.
A Toyota Gibraltar Stockholdings (TGS) é uma planta localizada no estreito de Gibraltar, território que separa a Europa da África e fica localizado na Espanha, mas que pertence à Grã-Bretanha.
A fábrica secreta da Toyota é, na verdade, uma unidade de conversão/distribuição. E ela tem uma série de peculiaridades que a diferenciam das demais instalações da montadora japonesa. A começar pela cor dos carros que são produzidos por lá: todos, sem exceção, são brancos.
-
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-
O motivo para essa particularidade é bem simples (e nobre). É lá que carros clássicos da Toyota, como o Land Cruiser 70, ou uma caminhonete Hilux, totalmente “pelada” de equipamentos, são modificados para atender a uma série de ações, especialmente as humanitárias.
Ver essa foto no Instagram
Como é a fábrica secreta da Toyota?
A TGS é uma instalação subterrânea ao melhor estilo bunker, com capacidade para armazenar 1.000 carros da Toyota por vez. Eles não são efetivamente fabricados lá, mas é no “esconderijo” da marca que os carros são preparados para suas missões. E o termo adequado para isso é, sim, “missão”.
Os carros brancos preparados na fábrica secreta da Toyota servem tanto à Organização das Nações Unidas (ONU) quanto às ONGs e instituições espalhadas pelo mundo. O objetivo comum é auxiliar no combate à fome, preservação ambiental e animal, retirada de minas terrestres e erradicação de doenças.
Em entrevista para o site Top Gear, Jonathan Gourlay, presidente da fábrica secreta da Toyota, explicou brevemente o porquê a TGS é tão importante, mesmo se especializando em tornar os carros “menos modernos”, ou seja, caminhando na contramão do que o cliente normal busca.
Ver essa foto no Instagram
“Na verdade, não pensamos neles como carros. Você pode pensar, como eu, que o Land Cruiser Série 70 é totalmente legal e quer muito um, mas o legal não desempenha nenhum papel aqui”, explicou.
Segundo Gourlay, mais importante do que o carro ser “legal” é ele ser funcional. E é isso o que a TGS entrega aos órgãos que solicitam seus serviços. “Oferecemos aos nossos clientes uma ferramenta que faz um trabalho, seja alimentando crianças ou entregando medicamentos”.
Ver essa foto no Instagram
Por que a fábrica é em Gibraltar?
A escolha de Gibraltar como sede da fábrica secreta da Toyota não foi ao acaso. A localização geográfica do território é perfeita para quem precisa de um ponto central de distribuição com fácil acesso a várias rotas.
Apesar de não ser uma empresa offshore, a TGS libera os carros da Toyota com documentos de trânsito tipo T1 . Isso permite que os veículos rodem entre as áreas alfandegárias livremente, até o pagamento do devido imposto apenas no destino.
Ver essa foto no Instagram
Segundo o presidente da fábrica secreta da Toyota, essas facilidades fazem com que instituições como Médico sem Fronteiras e outras focadas em atendimento à população carente ou em meio às guerras, como a travada entre Rússia e Ucrânia, possam pagar preços menores pelos carros e, assim, cumprir bem suas missões.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- As 10 séries mais assistidas da semana (07/04/2024)
- Windows 11 24H2 não vai atualizar com estes apps instalados no PC
- Eclipse solar: veja as melhores fotos do evento astronômico
- Nubank revela conta global para clientes Ultravioleta
- Tática do golpe 0800 está cada vez mais sofisticada e difícil de identificar
- Eclipse solar vai ser visível no Brasil? Saiba como assistir