Um asteroide descoberto na terça-feira (9) vai passar perto de nós nesta quinta (11). Chamada 2024 GJ2, a rocha espacial vai ficar a apenas 18,7 mil quilômetros do nosso planeta durante a aproximação máxima. A distância é equivalente a 3% daquela entre a Terra e a Lua .
- Conheça asteroides que já estiveram em direção à Terra e causaram medo
- O que a NASA faria se um asteroide fosse se chocar com a Terra?
Em comunicado, a Agência Espacial Europeia (ESA) informou que o asteroide vai chegar à proximidade máxima da Terra às 15h28, no horário de Brasília, se movendo a 14,4 km/s. A passagem do objeto não vai oferecer riscos para nós.
Ainda vai levar algumas décadas para o 2024 GJ2 nos visitar outra vez. Segundo a ESA, o próximo sobrevoo do objeto vai acontecer em 2093, quando o asteroide vai ficar a 205.947 km de nós. A distância equivale a mais ou menos metade daquela entre a Terra e a Lua.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
O nome deste asteroide é provisório, e indica o ano da sua descoberta. Já as letras representam a ordem em que rochas espaciais foram identificadas no ano em questão — asteroides descobertos entre 1 e 15 de janeiro, por exemplo, recebem os nomes AA, AB, AC e assim por diante, dependendo da data da identificação.
2024 GJ2 is small, and there is no chance of impact.
— ESA Operations (@esaoperations) April 11, 2024
It will pass well within the orbit of satellites in the geostationary ring, marked red in this video.
At this distance, Earth’s mighty gravity will significantly alter the asteroid’s orbit around the Sun.
Takeaway: humankind… pic.twitter.com/THzmUh1XIt
A ESA, NASA e outras agências espaciais monitoram o tempo todo os asteroides no Sistema Solar. Os que mais recebem atenção são aqueles considerados “objetos próximos da Terra”, categoria que inclui os objetos com pelo menos 140 m de diâmetro. O tamanho é suficiente para causarem grande devastação, caso se choquem com nosso planeta.
A boa notícia é que os astrônomos conseguem prever as órbitas dos asteroides conhecidos em até 100 anos no futuro. Assim, não há nenhum objeto com mais de 140 m a caminho de colidir com a Terra no próximo século.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Engenheiro desmonta Cybertruck e fica chocado com a bateria
- O filme do Silvio Santos usou a mesma fonte da Sega?
- Vídeo da SpaceX mostra eclipse solar visto do espaço
- Instagram vai borrar nudes enviados para adolescentes
- 🔥 PARCELADO | Compre Samsung Galaxy Tab S9 FE em ótimo preço
- 8 lugares estranhos no Google Maps que não podem aparecer no mapa