O.J. Simpson, uma das figuras mais polêmicas dos anos 1990, faleceu nos Estados Unidos no dia 11 de abril. De acordo com a família do ex-jogador de futebol americano e ator, ele morreu em decorrência de um câncer ao 77 anos de idade.
- 10 melhores séries de investigação criminal para assistir na Netflix
- 10 true crimes para assistir no Star+
O.J. Simpson foi considerado por vários anos como um dos melhores jogadores da NFL, se tornando comentarista esportivo e, eventualmente, ator de Hollywood, participando de comédias, como no clássico Corra que a Polícia Vem Aí . Porém, todas as suas conquistas e fama ficaram em segundo plano após o julgamento em que ele foi acusado de ter assassinado sua ex-esposa Nicole Brown Simpson e seu amigo, Ron Goldman — um dos casos mais famosos dos Estados Unidos.
Quem foi O.J. Simpson?
O.J. Simpson alcançou a fama jogando futebol americano, principalmente pela sua participação tem times com o Bufallo Bills e o San Francisco 49ers. Após sua aposentadoria dos campos, Simpson passou a se dedicar às tarefas de comentarista esportista e ao cinema e TV, aparecendo em filmes como a já citada comédia de Leslie Nielsen. Acima de tudo, era uma pessoa extramamente midiatizada.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
Porém, em 1994, ele foi acusado de ter assassinado sua ex-mulher e um amigo. Protagonizando uma das cenas de fuga mais icônicas da TV americana, Simpson dirigiu seu Ford Bronco branco pela rodovia de Los Angeles, com carros de polícia e helicópteros o acompanhando de perto.
Depois de um polêmico julgamento, que devido às discussões que se prenderam a ele, relacionadas a questões de justiça, classe e de raça, acabou sendo chamado de “Julgamento do Século”, Simpson foi considerado inocente pelo juri.
Essa história acabou chamando a atenção de Hollywood e do próprio público, que buscava entender melhor o que aconteceu, rendendo séries, documentários e filmes. Confira algumas das produções baseadas no famigerado Caso O.J. Simpson.
5. O Assassinato de Nicole Brown Simpson
O Assassinato de Nicole Brown Simpson é uma produção de 2019 que tenta contar, de maneira completamente ficcional, os últimos dias de vida da ex-mulher de O.J. Simpson e a possibilidade de ela ter sido morta por outra pessoa em vez do jogador.
A ideia por trás do filme surgiu de um documentário de 2012 sobre o serial killer Glen Edward Rogers, que afirmava ter sido o responsável pelas mortes de Nicole Brown Simpson e Ron Goldman, sem apresentar nenhum tipo de prova para isso.
Justamente por esse lado mais ficcional e até controverso de sua abordagem, o filme não carrega essa pretensão de explicar o caso em si. Ao mesmo tempo, é uma ótima produção para entender como o assassinato de Nicole Brown Simpson foi alvo de discussão e especulações — o que, consequentemente, levanta muita discussão sobre o envolvimento ou não de O.J.Simpson.
O Assassinato de Nicole Brown Simpson é estrelado por Mena Suvari ( American Pie ) e está disponível no Globoplay, e para locação e compra na Apple TV e Google Play Store.
4. O.J. Simpson: Skin Deep
O.J. Simpson: Skin Deep é um documentário que mostra o impacto do julgamento do ex-jogador na sociedade americana, apresentando a ideia de como o caso tornou mais sensíveis e necessárias as conversas sobre raça, discriminação e o trabalho da polícia nos Estados Unidos.
É uma produção bem interessante justamente por não se centrar apenas no caso em si, mas destacar o porquê de ele ter sido tão emblemático até hoje. Todas as discussões que o documentário apresenta refletem bem as questões em ebulição na sociedade americana da época e como elas eclodiram em torno da figura do ex-jogador e na própria maneira como a mídia cobriu o assunto.
O.J. Simpson: Skin Deep está disponível para assistir no Tubi, e para locação na Apple TV.
3. Caso O.J. Simpson: Arquivos Exclusivos
Produzido pelo canal ID, da Discovery, o documentário Caso O.J. Simpson: Arquivos Exclusivos é dividido em duas partes e mostra os bastidores do julgamento de O.J. Simpson. Apresentando imagens inéditas até a sua exibição, com depoimentos da irmã da vítima, amigos, advogados, agentes da justiça e jornalistas que cobriram o circo que se tornou a investigação.
Por isso mesmo, é uma das produções mais completas para quem quer conhecer o caso de perto. A produção se debruça em todos os lados da questão, mostrando tanto as alegações da defesa como as acusações da promotoria — assim como todas as discussões que surgiam na cobertura do caso.
Caso OJ Simpson: Arquivos Exclusivos está disponível no Discovery+ e na Max.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
2. The People v. O. J. Simpson: American Crime Story
American Crime Story é uma série antológica em que cada temporada cobre um crime notório, sendo que, logo em sua primeira temporada, abordou o caso de O.J. Simpson. O seriado recebeu vários prêmios por isso, incluindo oito Emmys, dois Globos de Ouro e quatro Critics Choice Awards.
The People v. O. J. Simpson: American Crime Story também tem um elenco impressionante, com nomes como Sterling K. Brown ( This is Us ), Cuba Gooding Jr. ( Jerry Maguire: A Grande Virada ), Sarah Paulson ( Bird Box ), John Travolta ( Pulp Fiction: Tempos de Violência ), David Schwimmer ( Friends ) e Courtney B. Vance ( Lovecraft Country ).
Por ser uma adaptação do caso real, há uma preocupação maior com o roteiro e o ritmo da narrativa. Embora a produção se preocupe bastante em se manter fiel aos fatos, o modo como a trama é construída dá à história toda um dinamismo maior que aproxima a obra mais de um true crime do que do rigor documental.
The People v. O.J. Simpson: American Crime Story está disponível na Star+.
1. O.J.: Made in America
O.J.: Made in America é um documentário produzido pela ESPN Films para a série 30 for 30, contando a história do jogador e o caso envolvendo o assassinato de sua ex-esposa. O filme vai fundo na investigação para contar todos os detalhes sobre o julgamento, se mostrando uma análise profunda sobre o culto à celebridades, o papel da mídia, racismo e o sistema de justiça criminal.
O filme foi indicado e ganhou o Oscar de Melhor Documentário em 2017, se tornando a produção mais longa a ganhar um Oscar, tendo 7 horas e 47 minutos de duração. O.J.: Made in America está disponível, dividido em cinco episódios, no Star+.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Wolverine admite fraqueza perturbadora sobre seu fator de cura
- Asteroide do tamanho de carro passa pela Terra nesta quinta (11)
- Bug no iFood impede reconhecimento de pagamento de pedidos
- Instagram vai borrar nudes enviados para adolescentes
- 8 lugares estranhos no Google Maps que não podem aparecer no mapa
- Engenheiro desmonta Cybertruck e fica chocado com a bateria