YouTube testa novo visual na web e recebe críticas
Bruno De Blasi
YouTube testa novo visual na web e recebe críticas

O YouTube começou a testar um novo visual para reproduzir vídeos na web que não foi muito bem recebido. Nesta quarta-feira (10), diversos usuários da plataforma de streaming fizeram queixas à atualização, que posiciona o título, descrição e comentários em uma barra lateral. Segundo o Google , o design faz parte de um teste que não tem prazo para ser encerrado.

Novo visual do YouTube

Ainda que a página de suporte do YouTube indique que uma bateria de testes para alterar o layout da versão web começou em 20 de fevereiro para facilitar o acesso a vídeos relacionados e comentários, as reclamações surgiram apenas nesta semana em publicações feitas no X (ex- Twitter ).

No geral, os relatos mostram capturas de tela feitas em um computador ou tablets, com algum vídeo em reprodução pelo site do YouTube. Diferentemente do que estamos habituados, com o título, descrição e comentários do vídeo abaixo do reprodutor, essas informações são exibidas na lateral direita.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

Enquanto isso, a lista com vídeos relacionados aparece na horizontal na parte debaixo do player, em vez da lateral direita, onde sempre foi posicionada. Ou seja, os programadores da plataforma inverteram a posição dos itens, dando um destaque maior à recomendação de conteúdos.

Recepção nada calorosa

Apesar da tentativa, o Google não teve uma boa recepção. Na quarta, diversos usuários recorreram à rede social de Elon Musk para criticar o novo visual. “É horrível, por favor, mude de volta”, diz a publicação no perfil identificado como “Mr. Jackman”.

“A nova IU do YouTube é meio confusa”, relatou o desenvolvedor Aleksey Hoffman. “Recebi esse design hoje e já me peguei duas vezes pensando que a descrição do vídeo que você está assistindo é na verdade a descrição do último vídeo da linha de vídeos sugeridos.”

A mudança também alcançou outros perfis no X. “Novo design do Youtube?”, questionou o também desenvolvedor Christian Hänsel. “Eu só consigo isso com uma conta específica. As outras contas estão com a versão “antiga” que vejo há anos.”

Diante das queixas, o YouTube chegou a responder algumas postagens através do seu perfil oficial. Na explicação, a empresa disse que “se você estiver vendo um design de IU diferente, é porque você faz parte de nosso recurso experimental” e recomendou a enviar um feedback.

Algumas pessoas perguntaram se poderiam deixar o teste, mas a equipe do YouTube afirmou que não havia uma opção para cancelar os experimentos. Também não deu um prazo para o encerramento e informou que “a maioria dura apenas algumas semanas”.

Não há previsão de lançamento do novo visual a todos. Contudo, a considerar as críticas, pode ser que o YouTube não implemente as mudanças no futuro.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!