Este domingo (12) é o Dia Mundial do Café, data estabelecida pela Organização Internacional do Café para celebrar uma das bebidas mais consumidas do mundo. Ele é tão amado que os astronautas criaram um copo para tomar café no espaço.
- 10 experimentos estranhos feitos no espaço
- Carro, pizza e até lagartixas: coisas inusitadas que já foram enviadas ao espaço
Todos amam um cafezinho no intervalo do trabalho, e para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) não seria diferente. Mas para apreciar um bom expresso no espaço, é preciso utilizar alguns itens especiais, como a Space Cup e a ISSpresso.
Beber líquidos no ambiente de microgravidade da ISS pode ser complicado, caso o astronauta não tenha os recursos necessários. Sem a força gravitacional da Terra, a água, refrigerante ou café “flutuam” na forma de bolhas pegajosas.
-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-
Isso impossibilita o consumo dos líquidos e pode sujar o interior do laboratório espacial. Então, pesquisadores desenvolveram métodos seguros, desde água em saquinhos a latas de refrigerante projetadas para beber na ISS.
Entre estas soluções está o copinho para café chamado Space Cup , desenvolvido por um astronauta da NASA e usado como parte de uma pesquisa sobre comportamento de fluidos em microgravidade. Essa é a primeira invenção feita no espaço a ser patenteada.
No espaço, os mecanismos de flutuação de bolhas que observamos em líquidos, tais como o gás dos refrigerantes e a espuma cremosa do café expresso, são inexistentes. Por isso, a tensão superficial se torna o principal agente no comportamento do líquido, tornando-o imprevisível.
Além disso, outros detalhes podem tornar a experiência ainda mais difícil. O expresso é uma bebida bastante complexa : o aroma intenso, notas de acidez, textura da crema e a própria temperatura são características únicas que podem se perder sem a ajudinha da gravidade.
Copo Space Cup
Quando a equipe desenvolvedora do Space Cup ouviu falar da ISSpresso, a máquina de expresso feita para funcionar na ISS, surgiu a curiosidade sobre como a bebida se comportaria na microgravidade. Além de ajudar a apreciar melhor a bebida, um copo adequado seria útil para a ciência de fluídos.
Para levar o líquido aos lábios do astronauta, o Space Cup usa a propriedade física dominante na ausência da gravidade: a tensão superficial. O design do copo força o nariz a se posicionar diretamente sobre o conteúdo do fluido, levando o olfato a uma dose concentrada de aromáticos.
O primeiro protótipo do Space Cup foi feito de folhas de Mylar e fita Kapton, enquanto a segunda versão foi impressa em 3D usando plástico especial para itens de alimentação. Por fim, a versão artesanal foi produzida em cerâmica.
Usando o princípio do fluxo de canal capilar, o copo direciona o líquido até a borda para beber apenas com o toque dos lábios na borda do copo. Quando isso ocorre, uma conexão capilar é estabelecida, semelhante à passagem da água por uma toalha de papel.
Esse é um princípio difícil de se estudar na Terra, porque a gravidade não o permite ocorrer em muitos tipos de materiais. No espaço, entretanto, experimentos como o Space Cup podem fornecer aprendizados importantes para a física enquanto proporciona a experiência inigualável de degustar um bom café.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Engenheiro desmonta Cybertruck e fica chocado com a bateria
- Tesla Cybertruck já está à venda no Brasil com preço surreal
- X-Men promovem um clássico mutante ao nível Ômega após 40 anos
- 4 coisas que o Google faz melhor que o Bing
- Café traz inúmeros benefícios para o cérebro e a saúde
- 5 coisas que o Bing faz melhor que o Google